• Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Evento para Lewandowski reúne ministros e candidatos à vaga de Barroso

Lançamento de livro contou com presença de Vinícius Carvalho e Daniela Teixeira, especulados para indicação ao Supremo.

O lançamento de livro em homenagem ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta 3ª feira (14.out.2025), contou com a presença de 3 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e de candidatos para assumir a vaga que será aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso nesta 6ª feira (17.out).

Fechado para convidados, o evento aconteceu no Salão Negro do Palácio da Justiça, em Brasília, para o lançamento do livro “Estado, Constituição e Justiça – Homenagem ao ministro Ricardo Lewandowski”, organizado pelo professor de Direito Tributário da USP (Universidade de São Paulo) Heleno Taveira Torres.

O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, tido como um dos cotados para a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à vaga aberta no STF, esteve presente no evento. Questionado pelo Poder360 sobre a possibilidade de substituir Barroso, preferiu não comentar o assunto.

No lançamento, também esteve presente a ministra Daniela Teixeira, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), cotada como uma possível indicação feminina para a vaga de Barroso. A ministra saiu do evento logo depois do discurso do homenageado.

Também participaram da confraternização os ministros Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. A advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, também compareceu.

Barroso foi o único que falou com a imprensa, declarando que, até a aposentadoria, deve entregar apenas os votos em que pediu vista. Logo depois do discurso do homenageado, Ricardo Lewandowski foi até o Palácio da Alvorada para jantar com o presidente Lula e os ministros Gilmar Mendes, Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.

O evento de lançamento do livro contou com o financiamento da editora Quarter Latin e o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que cedeu o espaço. O organizador do livro, Heleno Taveira Torres, explicou que o objetivo da obra é reunir uma série de artigos de professores de direito sobre os livros, textos e votos do ministro Ricardo Lewandowski.

De acordo com o professor, o livro estava em organização há 3 anos, quando Lewandowski se aposentou do cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e da docência na Faculdade de Direito da USP.

“É uma obra que foi baseada justamente na sua produção intelectual, seja de artigos, livros ou dos votos que proferiu no Supremo Tribunal Federal. Então, é uma obra que tem uma vocação de celebrar a carreira do ministro Lewandowski na academia”, afirmou Taveira Torres. O livro é vendido a R$ 268,00.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: