O ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse neste sábado (4.out.2025) que o governo comprou 2.500 unidades de fomepizol, medicamento usado no tratamento contra intoxicação por metanol. A aquisição foi feita junto à Organização Panamericana de Saúde a partir de um fornecedor do Japão.
Além do fomepizol, o Ministério da Saúde também anunciou a compra de 12.000 novas ampolas do etanol farmacêutico de empresas brasileiras. Elas se somarão às 4.300 adquiridas anteriormente pela pasta para “estoque estratégico” dos centros de saúde.
Tanto os tratamentos com fomepizol quanto as novas ampolas de etanol serão entregues ao longo da próxima semana, segundo Padilha.
“Temos garantido em toda a rede do SUS [Sistema Único de Saúde], nos centros de referência de toxologia, nos pontos de referência nas secretarias estaduais, o etanol farmacêutico para ser usado nos casos suspeitos por recomendação médica”, declarou o ministro em entrevista a jornalistas.
Padilha anunciou neste sábado (4.out) que o Brasil tem 116 casos suspeitos de intoxicação por metanol e 11 já confirmados. As notificações englobam 12 Estados, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde. Não houve novos casos confirmados de intoxicação em relação ao balanço divulgado na 6ª feira (3.out) pelo Ministério da Saúde.
Em entrevista a jornalistas, o ministro voltou a recomendar que as pessoas evitem ingerir bebidas alcoólicas destiladas sem origem segura.