A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil formalizou na 4ª feira (25.jun.2025) as novas exigências para a emissão de vistos estudantis, que agora incluem a obrigatoriedade de manter redes sociais com configurações “públicas” –para que qualquer pessoa tenha acesso ao perfil.
Segundo o governo norte-americano, o conteúdo publicado nas redes sociais passará a ser analisado como parte do processo de triagem de candidatos. Candidatos que se recusarem a tornar públicas as contas podem ter o visto negado.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a medida em 18 de junho. A mudança afeta diretamente os pedidos das categorias F (estudante), J (intercâmbio) e M (cursos técnicos ou vocacionais).
A embaixada norte-americana afirmou que o “visto para os EUA é um privilégio, não um direito”.
A representação defendeu que os EUA “devem manter vigilância rigorosa durante o processo de emissão de vistos para garantir que os solicitantes não representam risco à segurança dos americanos e aos interesses nacionais”. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 43 kB).
A emissão desses vistos havia sido suspensa no final de maio, quando o governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) iniciou a avaliação da possibilidade de analisar as redes sociais dos candidatos.
Durante esse período, só pessoas com entrevistas previamente agendadas puderam prosseguir com os pedidos.