• Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Rússia fará inspeção em frigoríficos do Brasil para abertura de mercado de peixe

A autoridade sanitária planeja realizar, ainda em fevereiro de 2026, uma visita virtual a cinco fábricas de processamento de peixe no Brasil.

A autoridade sanitária planeja realizar, ainda em fevereiro de 2026, uma visita virtual a cinco fábricas de processamento de peixe no Brasil. São Paulo, 30 – O Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) anunciou planos para avançar na habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras, para a abertura do mercado russo para o pescado nacional. A autoridade sanitária planeja realizar, ainda em fevereiro de 2026, uma visita virtual a cinco fábricas de processamento de peixe no Brasil. O cronograma prevê uma segunda etapa mais abrangente no terceiro trimestre deste ano, quando diversas empresas interessadas em fornecer produtos ao país serão inspecionadas presencialmente. Caso sejam aprovadas nessas auditorias, as unidades brasileiras receberão autorização para exportar pescados para a Rússia. Segundo o órgão russo, há um “crescente interesse” por parte dos produtores brasileiros que ainda não acessam aquele mercado em obter a habilitação.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Mortalidade súbita no rebanho
    O interesse da Rosselkhoznadzor em habilitar novas plantas brasileiras demonstra um movimento de aquecimento na demanda russa por pescados importados. As importações russas de peixe da China atingiram em 2025 o maior nível em dez anos. Segundo dados da alfândega chinesa divulgados pela agência de notícias estatal russa RIA Novosti, a Rússia importou US$ 188,3 milhões em pescado chinês no ano passado, um aumento expressivo de 34% em comparação com 2024. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: