• Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Na Índia, Paulo Teixeira visita instituto de agroecologia

Ministro do Desenvolvimento Agrário conheceu programa de bioinsumos durante viagem oficial de Lula.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), visitou, nesta 4ª feira (18.fev.2026), o ICAR (Instituto Indiano de Sistemas Agrícolas) em Modipuran, estado de Uttar Padesh. A visita faz parte da agenda da delegação brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita oficial à Índia.

Durante o encontro, pesquisadores indianos apresentaram ao ministro programas de agroecologia e bioinsumos desenvolvidos pela instituição. Foram demonstrados métodos para substituir fertilizantes e pesticidas químicos por alternativas biológicas na produção de alimentos orgânicos.

O diretor do ICAR, Sunil Kumar, o Doutor A.K. Nayak e representantes do ministério da Agricultura indiano receberam a comitiva brasileira nas instalações do instituto. Além do ministro Teixeira, participaram da visita assessores do ministério que acompanham a delegação brasileira em sua visita de estado.

Em seu perfil oficial no X, Teixeira destacou a importância da viagem: “Conheci o programa de agroecologia e bioinsumos indiano, que substitui fertilizantes e pesticidas químicos por alternativas biológicas na produção de alimentos orgânicos. Algo que precisamos avançar no Brasil e essa experiência da Índia pode nos ajudar muito nisso.”

Na Índia, os pequenos proprietários constituem 80% dos agricultores do país. Os programas de agroecologia são implementados em larga escala para reduzir custos e diminuir a utilização de produtos químicos na agricultura.

“O Brasil tem muito a aprender com a experiência indiana com bioinsumos”, afirmou o ministro Paulo Teixeira ao final da visita.

Segundo nota do ministério, os pesquisadores do ICAR mostraram diversas alternativas naturais e receitas simples já adotadas pelos agricultores indianos. Essas técnicas utilizam recursos disponíveis nas propriedades, como esterco de vaca e plantas locais, para melhorar a qualidade do solo e combater pragas sem necessidade de produtos químicos.

A visita integra os esforços do governo brasileiro para conhecer experiências internacionais bem-sucedidas em agroecologia que possam ser adaptadas à realidade nacional.

O ministro Teixeira também propôs o estabelecimento de convênios entre o ministério e o Ministério da Agricultura da Índia, além de parcerias entre o ICAR e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), para promover o intercâmbio de pesquisadores e a troca de experiências entre os 2 países.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: