• Quinta-feira, 27 de março de 2025

Reino Unido detecta primeiro caso de gripe aviária em ovelha

Receio de disseminação aumenta

A gripe aviária foi detectada em uma ovelha no norte da Inglaterra, o primeiro caso conhecido desse tipo no mundo, informou o governo britânico, aumentando a lista crescente de mamíferos infectados pela doença e alimentando temores de uma pandemia. Vários mamíferos diferentes já morreram em decorrência do vírus da gripe aviária H5N1 em todo o mundo, incluindo ursos, gatos, vacas leiteiras, cães, golfinhos, focas e tigres.

"O caso foi identificado após vigilância de rotina de animais de criação em um local em Yorkshire, onde a gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) havia sido confirmada em outras aves em cativeiro", disse o governo britânico.

Casos já identificados entre humanos variaram em gravidade, desde a ausência de sintomas até, em casos raros, a morte. Mas ainda não foi confirmada nenhuma transmissão entre humanos. A ovelha que testou positivo tinha sinais de mastite, uma inflamação do tecido mamário, e sem outros sinais clínicos, informou o comunicado do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do governo britânico e da Agência de Saúde Animal e Vegetal. Ed Hutchinson, professor de virologia molecular e celular do MRC-University of Glasgow Centre for Virus Research, disse que o fato de o leite da ovelha também ter testado positivo sugeria paralelos com o surto de H5N1 em andamento entre vacas leiteiras nos Estados Unidos. A gripe aviária tem se espalhado entre o gado leiteiro dos EUA desde março de 2024.

Caso contido

Hutchinson acrescentou, no entanto, que até o momento não havia evidência de transmissão contínua a partir da ovelha e que o caso parecia ter sido contido. A ovelha foi abatida e nenhuma outra infecção foi encontrada no restante do rebanho. O Ministério de Assuntos Rurais da Grã-Bretanha introduziu a vigilância de animais em locais onde a gripe aviária foi confirmada em aves em cativeiro após os surtos entre vacas leiteiras nos Estados Unidos. "Globalmente, continuamos a ver que os mamíferos podem ser infectados pela gripe aviária (H5N1)", disse a Dra. Meera Chand, líder de infecções emergentes da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido.

"No entanto, as evidências atuais sugerem que os vírus da gripe aviária que estamos vendo circular em todo o mundo não se espalham facilmente para as pessoas, e o risco da gripe aviária para o público em geral permanece muito baixo."

Relacionadas
Vacas leiteiras em Ashland, Ohio
 12/12/2014    REUTERS/Aaron Josefczyk
Cinco estados dos EUA têm mortes de vacas infectadas com gripe aviária
FILE PHOTO: Chickens sit in cages at a farm, as Argentina's government adopts new measures to prevent the spread of bird flu and limit potential damage to exports as cases rise in the region, in Buenos Aires, Argentina February 22, 2023. Reuters/Mariana Nedelcu/Proibida reprodução
Agência da ONU pede resposta urgente para gripe aviária
FILE PHOTO: Chickens sit in cages at a farm, as Argentina's government adopts new measures to prevent the spread of bird flu and limit potential damage to exports as cases rise in the region, in Buenos Aires, Argentina February 22, 2023. Reuters/Mariana Nedelcu/Proibida reprodução
Gripe aviária: risco global para a saúde humana é baixo, diz OMS
Por: Redação

Artigos Relacionados: