• Quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Condenação de Bolsonaro reafirma soberania que elegeu Lula, diz PT

O presidente da sigla, Edinho Silva, afirma que a decisão mostra que "ninguém está acima da lei”; criticou possibilidade de anistia: “Grave retrocesso”.

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou em nota divulgada nesta 5ª feira (11.set.2025) que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros 7 integrantes do ex-governo pela 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) “reafirma a soberania popular expressa nas urnas em 2022, com a eleição” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para Edinho, a decisão foi tomada “dentro do devido processo legal”. Defendeu que “quem atenta contra o Estado democrático de Direito deve responder por seus atos”. Segundo ele, a decisão da 1ª Turma mostra que “ninguém está acima da lei”.

Segundo o presidente do PT, os condenados integravam um “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado. “Esses ex-integrantes do governo se reuniram, fizeram documentos e discutiram em reuniões atentar contra as instituições brasileiras, além de planejar os assassinatos do presidente Lula, do vice Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes”, declarou.

O dirigente petista também criticou a possibilidade de anistia. “Anistiar crimes contra a democracia e de quem planejou assassinatos seria um grave retrocesso. Nosso compromisso é com a democracia, a justiça e o futuro do Brasil”, afirmou.

Eis a íntegra da nota:

“A Primeira Turma do STF formou maioria para condenar o ex-presidente e outros sete integrantes do ex-governo por cinco crimes pela tentativa de golpe de Estado.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: