• Terça-feira, 9 de setembro de 2025

PT e PSB pedem à PF investigação sobre bandeira dos EUA

Deputados querem perícias para apurar se bandeira usada em ato da direita veio de evento da NFL.

Os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE), líderes de seus partidos na Câmara, protocolaram um pedido formal à PF (Polícia Federal) para investigar o uso da bandeira dos Estados Unidos durante ato político da direita na Avenida Paulista, no 7 de setembro.  Leia a íntegra (PDF- 492kB).

O documento foi entregue nesta 2ª feira (08.set.2025), um dia depois das manifestações em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A representação solicita a abertura de inquérito para apurar possíveis violações à legislação brasileira, que proíbe financiamento ou subordinação de partidos políticos a recursos de procedência externa.

Os deputados argumentam que a eventual cessão ou suporte logístico por parte de entidade estrangeira para manifestação política em território nacional configura irregularidade.

“Não se trata de gesto inocente, mas de parte de uma engrenagem de alinhamento da extrema-direita brasileira a interesses estrangeiros, visível no apoio a sanções contra o país, no uso de símbolos como o boné ‘MAGA’ de Donald Trump e nas conexões internacionais do bolsonarismo”, afirmam os deputados na representação.

Segundo o texto, os deputados suspeitam que o mesmo símbolo nacional estrangeiro tenha sido utilizado 2 dias antes, em 5 de setembro, durante evento da NFL (National Football League) realizado na Neo Química Arena, em São Paulo.

Os elementos que reforçam a suspeita, segundo os congressistas, incluem a proximidade temporal entre os eventos, as características semelhantes do objeto e a complexidade logística que envolveria o transporte de um item de grandes proporções.

O pedido inclui solicitações específicas para que a PF realize perícias das imagens, identifique a origem e o transporte da bandeira, ouça representantes da NFL Brasil e dos organizadores da manifestação, além de apurar eventual financiamento externo.

Os deputados também solicitaram que, caso sejam identificados agentes com foro privilegiado envolvidos no caso, os autos sejam encaminhados à PGR (Procuradoria-Geral da República) para medidas junto ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Por: Poder360

Artigos Relacionados: