• Sexta-feira, 1 de agosto de 2025

PT divulga campanha para apoiar produtores afetados pelo tarifaço

Em vídeo feito por IA, Lula diz que vai "ajudar a vender tudo"; partido afirma que governo "negocia com firmeza".

O perfil da bancada do PT na Câmara dos Deputados publicou nesta 5ª feira (31.jul.2025) no X (antigo Twitter) um vídeo criado com inteligência artificial no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva promete ajudar os produtores que devem ser impactados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a determinados produtos nacionais a partir de 6 de agosto.

A peça audiovisual retrata trabalhadores do campo, como produtores de café e cana-de-açúcar, criadores de gado e um profissional do setor pesqueiro. Ao final, Lula aparece ao lado de trabalhadores e afirma que irá “ajudar a vender tudo isso e muito mais para garantir emprego para todo mundo”. O partido completa dizendo que o “Brasil não se ajoelha” e que o governo “negocia com firmeza” para defender a economia nacional e os empregos.

Assista ao vídeo (43s):

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou um decreto na 4ª feira (30.jul) formalizando a tarifa de 50% sobre parte dos produtos brasileiros que entram no país.

A taxação entra em vigor em 6 de agosto –7 dias depois da assinatura do decreto–, e não mais na 6ª feira (1º.ago), como antes havia sido anunciado. Foram excluídos do tarifaço 694 produtos. Suco de laranja, aeronaves civis e castanhas são exemplos. 

A medida é um alívio para empresas como Embraer e companhias que vendem produtos derivados de petróleo para os EUA. Além do setor de aviação, a lista do decreto contém muitos produtos brasileiros importantes exportados para o território norte-americano.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta 5ª feira (31.jul) que o plano “antitarifaço” passa por uma “calibragem” e será lançado nos próximos dias. Depois da preparação pela Fazenda, será encaminhado à Casa Civil.

Com o anúncio dos produtos isentos, o ministro afirmou que “o ponto de partida é melhor do que se esperava, mas ainda está longe da chegada”. Apesar disso, Haddad demonstrou estar confiante ao considerar os mais de 200 anos de relações entre os 2 países.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: