Produtor na Bahia atinge 70 toneladas/ha de mamão com pivô super alto
Com irrigação precisa e estrutura adaptada à fruticultura tropical, Frutas Futuro eleva produtividade e elimina improvisos na lavoura.
Com irrigação precisa e estrutura adaptada à fruticultura tropical, Frutas Futuro eleva produtividade e elimina improvisos na lavoura. No oeste da Bahia, a Frutas Futuro colhe resultados impressionantes com o mamão formosa: até 70 toneladas por hectare ao ano, graças ao uso de pivôs centrais super altos, desenvolvidos para atender culturas de porte elevado. A tecnologia solucionou um gargalo histórico da fruticultura tropical: irrigar de forma eficiente sem comprometer a estrutura das plantas. Com até 5,90 metros de vão livre, os pivôs irrigam os mamoeiros sem necessidade de adaptações manuais, como elevação artesanal de torres ou soldas improvisadas. “No início, a gente mesmo levantava os pivôs no braço. Hoje, isso é coisa do passado. Os equipamentos já vêm com a altura ideal, prontos para operar com segurança e precisão”, explica João Bayer, diretor da Frutas Futuro.
Mortalidade súbita no rebanhoA empresa opera 32 pivôs em oito fazendas, com controle remoto por celular e integração total com sistemas de telemetria. 100% das áreas são irrigadas, sendo 2.600 ha com pivôs centrais e o restante com sistemas localizados, como microaspersão. Só de mamão são 600 hectares irrigados, voltados principalmente para os mercados de Brasília, Goiânia e Sul do país. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Segundo a Valmont, fabricante dos equipamentos Valley, o modelo super alto foi criado para oferecer irrigação uniforme, estabilidade estrutural e eliminação de riscos operacionais em culturas arbóreas. A estrutura reforçada inclui viga-base elevada, tirantes longos e barras superiores altas, tudo pensado para atender às exigências do campo moderno. Com até 5,90 metros de vão livre, os pivôs irrigam os mamoeiros sem necessidade de adaptações manuais; Foto: Divulgação“O mamão precisa de água na medida certa o ano todo. O pivô super alto entrega isso com segurança. E com manejo correto, a planta responde em produtividade e qualidade”, destaca Bayer. A Frutas Futuro também investe em geração de energia fotovoltaica para sustentar o crescimento da área irrigada e reduzir custos operacionais. “A gente acredita em tecnologia, em produzir bem, com padrão e consistência. O futuro do agro está nisso: eficiência e evolução”, conclui. Os sócios da Frutas Futuro Marcos Cezana, João Bayer e Walternan Andrade; Foto: DivulgaçãoVEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Goleiro Bruno é regularizado em time com 4 suspeitos de estupro
há 2 horas
MPF arquiva pedido de investigação a Bolsonaro por pandemia
há 2 horas
Na Índia, Paulo Teixeira visita instituto de agroecologia
há 3 horas
Perigo: Temporais com chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h atingem 20 estados
há 4 horas
Ministério da Agricultura instala unidade técnica regional em Canarana, em MT
há 4 horas
John Deere adquire ativos de tecnologia de plantio mecanizado da Risutec Oy
há 4 horas
STJ mantém prisão de piloto acusado de espancar jovem em Brasília
há 5 horas
Gestão, liderança e inovação estarão em debate na 36ª Abertura da Colheita do Arroz
há 5 horas
Sob estresses abióticos, áreas de soja em SP e PR registram incrementos produtivos
há 5 horas
Luto no agronegócio: Ex-ministro e gigante da pecuária morre aos 81 anos
há 5 horas
Acesso do gado ao rio pode virar crime ambiental e satélite já fiscaliza, multa chega a R$ 5 mil/ha
há 6 horas
Exportação de ovos do Espírito Santo dispara e impulsiona agronegócio
há 6 horas
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em fevereiro, mas ainda vê recorde
há 7 horas
Diego Steel faz história e conquista o 4º título de Melhor Produtor da Vaquejada
há 7 horas
Exportações do agro recuam 2,2% em janeiro, a US$ 10,8 bilhões
há 7 horas
Conab: colheita de soja 2025/26 atinge 24,7%; plantio de milho 2ª safra, 32,2%
há 7 horas
Lavoro anuncia saída voluntária da Nasdaq
há 7 horas
Mercado de leite no Brasil deve passar por ano de ajuste e reequilíbrio em 2026
há 7 horas
Ásia proibiu a carne cultivada ligada a Bill Gates? Veja o que é fato e o que é boato