• Sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Primeiro Batalhão da Polícia Militar reforça policiamento com a operação Porto Seguro

Ações preventivas e repressivas acontecem pelos próximos 10 dias e intensificarão o policiamento nos bairros atendidos pelo Batalhão

O 1º Batalhão da Polícia Militar deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19.9), a Operação Porto Seguro reforçando a segurança em mais de 30 bairros atendidos pela unidade. A operação conta com apoio de batalhões especializados e acontece até o dia 28 de setembro.

A operação tem como objetivo intensificar as ações de policiamento com abordagens, saturações, checagens e policiamento ostensivo e preventivo nas principais ruas e avenidas da região pertencente ao 1º Batalhão, promovendo a ordem pública e aumentando a sensação de segurança aos cidadãos da área.

O comandante do 1º Comando Regional, coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, ressalta que a operação integra a programação de atividades ostensivas definida pelo Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, para enfrentamento à criminalidade na Capital.

“O 1º Comando Regional da Polícia Militar atua alinhado ao programa estadual Tolerância Zero, criado pelo Governo de Mato Grosso para o enfrentamento direto às facções criminosas em uma ação integrada com as demais forças de segurança pública, representando a presença firme, ostensiva e integrada da Polícia Militar no combate total à criminalidade”, pontuou o coronel.

O novo comandante do 1º Batalhão de PM, tenente-coronel Victor Prado, destaca que a Operação Porto Seguro também terá foco no combate às facções criminosas, com atuações em locais identificados como pontos de incidências de crimes.

“A Operação fortalece a presença do Estado, executando ações preventivas e repressivas, com presença ostensiva, saturação de áreas críticas e atuação incisiva contra a criminalidade, como parte fundamental de uma estratégia mais ampla, que busca neutralizar organizações criminosas, reduzir os índices de criminalidade e ampliar a sensação de segurança da sociedade cuiabana”, finalizou o comandante do Batalhão.

Além do efetivo do 1º Batalhão, o reforço do policiamento acontece com as equipes da Força Tática e Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio) do 1º Comando Regional, Cavalaria, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá.


 

Por: Redação

Artigos Relacionados: