• Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Prefeitura e Bombeiros vão atuar juntos para devolver abelhas para natureza

Prefeitura e Bombeiros vão atuar juntos para devolver abelhas para natureza

A Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico está em tratativas para formalização de um Termo de Cooperação com o Corpo de Bombeiros visando salvar abelhas que estiverem em perímetro urbano. Uma reunião de alinhamento aconteceu na segunda-feira (03), no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá e nos próximos dias deverá ser firmado o documento oficial. 

A iniciativa partiu do município de Cuiabá, tendo em vista que equipes dos bombeiros ao serem chamadas para atender situações envolvendo abelhas, acabam eliminando-as. A proposta visa removê-las para um local apropriado, como na zona rural, próximo de apicultores.

“Com esta parceria nós estaremos dando vida para um ser que está no habitat urbano por causa da falta de alimentação rural. Daremos a destinação correta para as abelhas que estão hoje alojadas em áreas privadas, áreas públicas, ou até mesmo na natureza, no meio da cidade. Elas serão destinadas para o habitat delas para que possam produzir”, explicou o diretor de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria Municipal de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Renildo França, que representou o secretário da Pasta, Felipe Corrêa.

A tratativa animou o diretor operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Heitor Fernandes. “É uma importante ação, tendo em vista que estaremos integrando o trabalho em prol da sociedade. Essa reunião de alinhamento foi esclarecedora e teremos bons resultados”, afirmou o coronel.

O Termo de Cooperação para selar a parceria será formalizado junto aos respectivos departamentos jurídicos para a aprovação dos responsáveis. “Há interesse tanto da Prefeitura de Cuiabá como do Corpo de Bombeiro, então eu creio que isso vai caminhar rapidamente”, declarou Renildo França.

Também participaram da reunião o coordenador de Agricultura Engenheiro Agrônomo Pedro Mello, o zootecnista Fernando Caxeiro da Diretoria de Agricultura e Abastecimento e o presidente da Cooperativa Cuiabana de Apicultores (Coopabel), Juraci Rodrigues do Nascimento e o coronel Josiel Borges da Silva, do gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros.

Programa de Apicultura

A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico explicou sobre o trabalho de apicultura que é desenvolvido junto as comunidades rurais, com objetivo de expandir a formação de futuros apicultores. Trata-se de uma tarefa que exige cuidado no manuseio com as abelhas, com os devidos equipamentos de proteção individual (EPI). Tem baixíssimo investimento e boa rentabilidade.

O programa de apicultores do Agro da Gente visa alcançar novas pessoas de assentamentos rurais e produtores de modo que exerçam outras atividades rentáveis, além de suas atividades rotineiras, e permaneçam no campo.

Há possibilidade das abelhas removidas da área urbana serem devolvidas em áreas de apicultura, favorecendo a permanência delas na natureza.

#PraCegoVer

Em uma sala estão sentados a uma mesa, seis homens em reunião. O diálogo diz respeito as tratativas referentes a possibilidade de um Termo de Cooperação prevendo uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Corpo de Bombeiros para a remoção de abelhas de áreas urbanas. A iniciativa prevê que sejam remanejadas para o habitat natural.

Por: Redação

Artigos Relacionados: