• Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Prefeitos reivindicam correções nos repasses para o transporte escolar

Prefeitos reivindicam correções nos repasses para o transporte escolar

Alternativas para o custeio do Transporte Escolar foi o tema debatido no primeiro painel do 32º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses nesta terça-feira (01). Sob mediação do prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, o painel contou com a participação do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, secretário de Estado de Educação, Permínio Filho, e prefeitos de todas as regiões do estado.

O presidente da AMM chamou a atenção para a urgência na resolução para o custeio do transporte escolar, pois a maior parte do financiamento é feito pelas prefeituras. “A atualização dos valores para o transporte escolar está em discussão desde o início do ano, enquanto isso os municípios estão pagando para transportar os alunos da rede estadual e os repasses não são atualizados desde 2010”, explicou.

O secretário Permínio afirmou que o governo do estado estuda formas de compensar os municípios com repasses de combustível para uso exclusivo no transporte escolar. “Uma das possibilidades estudadas é destinar uma parte dos recursos do Fethab, da parte que cabe ao estado, para a aquisição de óleo diesel e distribuição para os municípios”, afirmou.

O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, sugeriu que os prefeitos decidam uma proposta para o estado na assembleia geral de prefeitos, que ocorrerá nesta quarta-feira (02). A proposta do gestor é que o repasse de combustível seja de um litro para cada quilômetro rodado.

Crédito: Vicente de Souza

Artigos Relacionados: