Melissa Said, influenciadora digital com mais de 320 mil seguidores, é apontada pela Polícia Civil da Bahia como a principal articuladora de um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. A influenciadora foi um dos alvos da operação Erva Afetiva, deflagrada nesta 4ª feira (22.out.2025). A ação resultou na prisão de 3 pessoas, duas em Lauro de Freitas (BA) e uma em São Paulo. A influenciadora não foi encontrada e é considerada foragida.
A ação teve como objetivo desarticular uma rede de distribuição de entorpecentes que operava entre a Bahia e São Paulo. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos 2 Estados, agentes encontraram drogas e materiais utilizados para o comércio ilegal.
De acordo com as investigações, que começaram em 2024, Melissa, que se identifica como “ervoafetiva” e atua como embaixadora do grupo Bem Bolado Brasil, desempenhava papel central no esquema. A influenciadora comprava maconha de fornecedores na Bahia e em São Paulo e revendia para seguidores por meio de contatos estabelecidos nas redes sociais. Também incentivava o consumo de maconha e ensinava ao público formas de driblar a fiscalização durante o transporte de substâncias ilícitas.
Um dos episódios que chamou a atenção dos investigadores foi a distribuição de “kits” contendo cigarros de maconha nas ruas durante o período natalino. Segundo a polícia, a ação teria sido usada como estratégia de autopromoção de Melissa nas redes sociais.
Durante as buscas realizadas em São Paulo, os policiais apreenderam 1,4 kg de maconha do tipo skank, 270 gramas de haxixe, porções de maconha comum, balanças de precisão, embalagens plásticas, celulares, cartões bancários e 2 veículos supostamente usados nas atividades ilícitas.
Na Bahia, a operação foi concentrada na Região Metropolitana de Salvador. Duas pessoas foram presas e outras tiveram mandados de busca cumpridos em imóveis relacionados ao grupo.
A Polícia Civil informou que segue com as apurações para identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa e mapear a extensão da rede de distribuição. As autoridades também investigam o fluxo financeiro obtido com o tráfico.
O Poder360 procurou a influenciadora Melissa Said por meio de mensagem enviada nesta 4ª feira (22.out.2025) via e-mail, para perguntar se ela gostaria de se manifestar sobre as investigações da Polícia Civil da Bahia no âmbito da Operação Erva Afetiva. Até o momento da publicação desta reportagem, não houve resposta. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.