A literatura perdeu, neste sábado (30/8), o escritor e cronista , aos 88 anos. Internado desde 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), para tratar uma pneumonia, Verissimo não resistiu.
Em nota compartilhada ao Metrópoles, o hospital confirmou que a causa da morte foi complicações decorrentes da doença.
Causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, a condição costuma ser mais grave em crianças ou idosos. Por ter recuperação longa e debilitante, a pneumonia é um grande desafio para os pacientes.
Por que pneumonia é mais grave em idosos
Segundo o pneumologista Renato Calil, da Hapvida, os casos da doença são mais graves em idosos por conta da . “Ganhamos volume até os 20, 25 anos e, depois, passamos o restante da vida perdendo”, explica o profissional.
O escritor convivia com limitações motoras e de comunicação ligadas a outros problemas de saúde. Desde 2016, ele utilizava um marca-passo. Em 2020, foi diagnosticado um câncer ósseo. No ano seguinte, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). O escritor já não escrevia mais e também lidava com sintomas da doença de Parkinson.

3 imagens


Fechar modal.

![]()
1 de 3 Luis Fernando Veríssimo posa sorridente Divulgação
![]()
2 de 3 Boletim médico atualiza quadro de Luis Fernando Veríssimo, de 88 anos Divulgação
![]()
3 de 3 Luis Fernando Veríssimo posa na biblioteca Divulgação
Sintomas de pneumonia
Tosse com expectoração de muco espesso ou com coloração alterada;
Dor torácica;
Calafrios;
Febre;
Falta de ar.
Como a pneumonia age no organismo?
Responsável por causar uma infecção aguda que inflama os alvéolos pulmonares – pequenas bolsas presentes nos pulmões –, a pneumonia danifica diretamente as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas que fazem as células funcionarem.
Ao invés de se encher de ar, as bolsas do pulmão concentram pus e líquido, dificultando a respiração e causando dor.
“A transmissão ocorre por gotículas contaminadas liberadas ao tossir ou espirrar. Os sintomas de pneumonia incluem tosse, febre, prostração e dificuldade para respirar, além de irritabilidade, dor de cabeça e falta de apetite”, explica a infectologista Lessandra Michelin, líder médica de vacinas da GSK.
A bactéria Streptococcus pneumoniae, também chamada de pneumococo, é uma das principais causadoras da doença. A gravidade da condição varia de casos leves até fatais, a depender das condições ou .
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!