• Quarta-feira, 23 de julho de 2025

Planejamento estuda período de silêncio para bloqueio orçamentário

Ideia de parte do time de Lula é evitar vazamentos do Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas.

Parte da equipe do Ministério do Planejamento e Orçamento quer um período de silêncio antes da publicação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, documento usado para definir contenções no Orçamento.

Segundo apurou o Poder360, o objetivo é evitar vazamentos dos dados prévios à divulgação oficial, que costuma ser realizada depois do fechamento do mercado. A ideia é ter algo similar ao que se faz com o Banco Central ao definir a taxa básica de juros (Selic).

O plano é que o período de silêncio seja válido para toda a JEO (Junta de Execução Orçamentária), composta pelos ministros:

Os dados sobre contenção no Orçamento são sensíveis. Mostram como o governo vai conduzir as contas públicas e influenciam a percepção dos investidores sobre o Brasil. Não é incomum que veículos de imprensa apresentem os valores antes da divulgação oficial.

Por mais que a comparação entre Banco Central e Planejamento seja citada, a elaboração do relatório de avaliação é mais extensa do que a definição da taxa de juros:

Na prática, não há como assegurar um plano específico para evitar esse vazamento. Com a ideia em fase inicial, a equipe econômica também não elaborou os detalhes da eventual medida.

No caso do Banco Central, os diretores não podem comentar informações sobre a política dos juros publicamente uma semana antes e uma semana depois das reuniões.

Não há uma sinalização se a pretensão é seguir uma linha parecida para o relatório bimestral. Em um cenário hipotético mais extremo, Haddad e Tebet não poderiam comentar a política fiscal do país.

Leia mais: 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: