O PL (Partido Liberal) publicou um vídeo na 2ª feira (12.jan.2026) à noite em que critica o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), satirizando o reality show Big Brother Brasil, transformando-o em “Big Baixaria Brasil”. O vídeo também compartilhado por políticos do partido retrata Lula e diversos integrantes de seu governo como participantes do programa, atribuindo apelidos irônicos a cada um.
Na paródia, o chefe do Executivo aparece caracterizado como “motorista de mentiras”, enquanto sua mulher, a primeira-dama Janja da Silva, recebe o apelido de “Esbanja” e é descrita como “blogueira de viagem”. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é apresentado como “Taxad”, com menções à “taxa das blusinhas” e seu trabalho na implementação da reforma tributária, acompanhado da frase “se não ganhar, taxa o ganhador”.
Na legenda da publicação, o partido escreveu: “O Big Baixaria Brasil mal começou e o país não pensa em outra coisa a não ser na eliminação de alguns participantes. Conta para a gente, em quem você votaria para tirar primeiro?”
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, é retratado como “maratonista de tráfego pago”, em referência à sua atuação como marqueteiro na campanha presidencial de Lula em 2022. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) recebe a denominação de “dublê de mentiroso”.
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também é aparece na sátira, sendo chamada de “estocadora de ventos”, em alusão a uma declaração feita por ela em 2015, durante seu mandato presidencial.
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) aparece como “maquiadora e esteticista”, em referência à contratação de 2 profissionais de maquiagem para seu gabinete.
O vídeo inclui Antônio Carlos Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apresentado como “especialista em leva-e-traz”. Este personagem está ligado a investigações da PF (Polícia Federal) que apuram se Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente, teria atuado como “sócio oculto” do empresário –acusação que a defesa de Lulinha nega.
A produção traz ainda menções ao ex-ministro e deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que comandou anteriormente a Secretaria de Comunicação Social, e a Carlos Lupi, ex-titular da Previdência Social que deixou o cargo depois de questões relacionadas ao INSS.
O material apresenta uma versão modificada da música “Vida Real”, de Paulo Ricardo, tradicionalmente usada como trilha sonora do Big Brother Brasil. A paródia musical faz referência à frase “o povo vai vencer”. A publicação coincide com o 1º episódio do reality show na TV Globo.





