• Terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Comissão de Saúde debate avanços com a inauguração do CMI e da USF do Jardim Passaredo

Comissão de Saúde debate avanços com a inauguração do CMI e da USF do Jardim Passaredo

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, presidida pela vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e composta pelos vereadores Ilde Taques (PSB) e Alex Rodrigues (PV), realizou nessa segunda-feira (12) a primeira reunião de 2026, com foco na análise de avanços, fiscalização e encaminhamento de demandas relacionadas à saúde pública do município.

Entre os primeiros assuntos abordados, destacaram-se duas importantes entregas recentes do Executivo municipal. O Centro Médico Infantil (CMI), que nos primeiros 20 dias de funcionamento registrou cerca de 1.700 atendimentos, foi citado como um avanço significativo. Também foi mencionada a abertura de vagas para pediatras, anunciada pelo prefeito da capital, o que deve ampliar ainda mais a capacidade de atendimento após a contratação dos profissionais.

Outro destaque foi a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Passaredo, inaugurada no último sábado (10). A obra teve início em 2013 e permaneceu paralisada por mais de uma década, sendo agora finalmente concluída e entregue à população.

Durante a reunião, também foi ressaltada a aprovação da Lei Complementar nº 590/2025, ocorrida em 22 de dezembro, que dispõe sobre a progressão de carreira dos enfermeiros, considerada um avanço importante para a valorização dos profissionais da saúde.

A comissão destacou ainda como ponto positivo a regularização da entrega de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), medida que contribui diretamente para a melhoria do atendimento à população.

Os vereadores também acordaram em cobrar a retomada de obras paralisadas em importantes unidades de saúde do município, como a Policlínica do Planalto, a Unidade do Coxipó e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que será instalado ao lado da Policlínica do Verdão.

O vereador Ilde Taques deliberou para que a comissão formalize um requerimento solicitando a limpeza das unidades de saúde e destacou a necessidade de ações imediatas quanto à manutenção das unidades:

“Quero aqui deixar uma colocação para a senhora, para fazermos um ofício via Comissão de Saúde para a secretária da pasta, Carmona, e para o secretário Wellaton. Fiz algumas visitas in loco durante o recesso em alguns PSFs e, infelizmente, o matagal está quase invadindo algumas unidades nos bairros. Essa cobrança já vem desde novembro e até agora não obtivemos resposta.”

A presidente da comissão, vereadora Michelly Alencar, concordou com a colocação e ressaltou que havia um planejamento para essas ações, mas que não foi cumprido.

O vereador Alex Rodrigues reforçou o compromisso da comissão com a fiscalização e a melhoria do sistema de saúde municipal:

“Meu maior objetivo neste ano é ver a saúde funcionando bem para a população. A saúde é uma das áreas mais carentes da nossa cidade e do Brasil. Contem comigo nas fiscalizações para fazermos a diferença e colocar a saúde de Cuiabá no trilho que ela merece. Vamos fazer de 2026 um ano de melhorias.”

Como encaminhamento, a Comissão de Saúde deliberou pelo envio de ofícios às secretarias competentes, cobrando providências sobre todas as demandas levantadas. A presidente informou ainda que, na próxima reunião, a comissão apresentará respostas às cobranças realizadas e definirá a data da audiência pública de prestação de contas e apresentação do relatório da saúde, referente ao terceiro e último quadrimestre de 2025, que ainda não foi realizada.
Por: Redação

Artigos Relacionados: