• Terça-feira, 23 de dezembro de 2025

PIB dos EUA cresce 4,3% no 3º trimestre

Crescimento anualizado supera a expectativa de 3,2% e registra maior valor em 2 anos; número avança 0,5 p.p ante o 2º trimestre.

A taxa anualizada do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA avançou 4,3% no 3º trimestre de 2025. Trata-se do maior avanço em 2 anos. Se comparado ao trimestre anterior, avançou 0,5 ponto percentual, uma vez que havia registrado alta de 3,8%. Eis a íntegra (PDF – 84 kB, em inglês) do comunicado do BEA (Bureau of Economic Analysis) divulgado nesta 3ª feira (23.dez.2025).

Segundo o BEA, o crescimento de 4,3% no 3º trimestre foi impulsionado por um aumento de cerca de 3,5% no consumo das famílias, forte expansão das exportações –aproximadamente 8,8%– e maiores gastos do governo, enquanto o investimento empresarial cresceu de forma mais modesta e setores como habitação continuaram a sofrer retração. Importações caíram cerca de 4,7%, contribuindo para o resultado agregado.

A taxa representa uma variação de 4,9 pontos percentuais para cima em relação ao registrado no 1º trimestre de 2025 (-0,6).

O mercado financeiro reagiu positivamente à divulgação. No pregão desta 3ª feira, o índice S&P 500 encerrou em uma máxima histórica de aproximadamente 6.909 pontos —registrando seu maior fechamento já observado no mercado acionário norte-americano.

O chefe da Casa Branca, Donald Trump (Partido Republicano) comentou o avanço. Segundo ele, o “sucesso” é resultante da “boa governança” e das tarifas impostas por seu governo. Declarou, ainda, que “não há inflação” e que “a era de ouro econômica de Trump está a todo vapor”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: