Pequeno gigante do gelo: o filhote de boi-almiscarado
Mesmo pesando menos de 15 quilos, o filhote de boi-almiscarado é capaz de caminhar entre ventos de –40 °C, mostrando a força e a resistência de uma das espécies mais adaptadas do planeta.
Mesmo pesando menos de 15 quilos, o filhote de boi-almiscarado é capaz de caminhar entre ventos de –40 °C, mostrando a força e a resistência de uma das espécies mais adaptadas do planeta. Entre as planícies brancas e o silêncio cortante do Ártico, nasce um dos animais mais fascinantes do planeta: o boi-almiscarado ( Ovibos moschatus). À primeira vista, o filhote parece apenas uma bolinha de pelo lanoso e olhar inocente, mas sob essa aparência delicada se esconde um verdadeiro sobrevivente — adaptado para resistir ao frio extremo e aos predadores da região. Os filhotes de boi-almiscarado, também chamados de bezerros, pesam entre 9 e 14 kg ao nascer. Em poucas horas já conseguem ficar de pé e caminhar, uma necessidade vital para acompanhar a manada e evitar ser deixados para trás em meio à neve. A habilidade precoce de se locomover é resultado de milhares de anos de evolução sob as condições mais hostis do planeta.
Desde o nascimento, o pequeno carrega uma pelagem densa e isolante, uma das mais quentes do reino animal. Essa camada espessa, chamada qiviut, é tão eficiente que permite ao filhote enfrentar ventos cortantes e temperaturas que podem chegar a –40 °C. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Conforme crescem, os bois-almiscarados formam grupos coesos e protetores, capazes de enfrentar lobos e tempestades de gelo. Quando ameaçados, os adultos formam um círculo defensivo em torno dos filhotes, posicionando os chifres voltados para fora, um comportamento instintivo que simboliza a força coletiva da espécie. Foto: Chris SchmidOs adultos podem atingir até 2,3 m de comprimento, 1,5 m de altura nos ombros e pesar mais de 400 kg. Apesar do nome, estão mais próximos geneticamente das cabras do que dos bois. Ambos os sexos têm longos chifres curvados, e os machos exalam um odor forte e característico, o almíscar, durante o período de acasalamento, responsável pelo nome popular da espécie. Durante o verão, o boi-almiscarado busca vales úmidos e áreas com vegetação abundante, alimentando-se de gramíneas e juncos. No inverno, desloca-se para terrenos mais elevados, onde a neve é menos profunda, e escava o solo congelado com as patas em busca de alimento. Foto: Reddit
Essa espécie impressionante é nativa das regiões árticas do Canadá, Groenlândia e Alasca. No passado, chegou a desaparecer de partes do Alasca devido à caça excessiva, mas foi reintroduzida com sucesso. Hoje, populações também existem em regiões da Noruega, Suécia, Rússia e Islândia, após programas de conservação realizados ao longo do século XX. A capacidade de sobrevivência do boi-almiscarado é um feito notável da natureza. Eles são heterotérmicos, o que significa que podem reduzir a regulação térmica em partes do corpo, como pernas e focinho, para economizar energia e minimizar a perda de calor.
Essa adaptação fisiológica, somada à proteção da pelagem e ao comportamento gregário, faz com que essa espécie prospere onde poucos mamíferos conseguem viver. Mais do que um símbolo de força, o boi-almiscarado representa a delicada harmonia entre resistência e ternura. O filhote, com seus olhos curiosos e corpo envolto em pelos espessos, nasce pronto para caminhar ao lado da mãe sob ventos polares, um lembrete de que, mesmo nas condições mais extremas, a vida encontra um caminho para florescer.
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Pesquisa identifica moléculas com potencial para novos defensivos
há 51 minutos
Programa estimula boas práticas na bovinocultura de corte
há 1 hora
Livro expõe os perigos de ser jornalista no Brasil
há 2 horas
Estudo mostra como certos tumores de mama "driblam" tratamentos
há 3 horas
Pesquisar mineração de potássio ainda é um problema no Brasil, diz Ibram
há 3 horas
Comitiva de congressistas pede para visitar Bolsonaro
há 12 horas
Botulismo bovino: O que você precisa saber sobre suas cusas, sintomas e tratamentos
há 12 horas
Por que a ocitocina da ordenha não causa aborto?
há 13 horas
Conheça Top Moon, o garanhão que se tornou uma das maiores lendas no Quarto de Milha
há 13 horas
Leilão da Estância da Glória destaca genética campeã da raça Crioula
há 14 horas
STF tem unanimidade para condenar ex-PMs de Brasília pelo 8 de Janeiro
há 15 horas
Dino leva ao plenário físico ação que barrou bets municipais
há 15 horas
Federarroz alerta que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise na orizicultura gaúcha
há 16 horas
Imac leva campanha tira-dúvidas sobre regeneração de áreas degradadas à região Leste de MT
há 16 horas
Alerta: Chuvas intensas e risco de temporais atingem maior parte do país no fim de semana
há 16 horas
Destaque Holandês celebra dedicação e excelência da pecuária leiteira gaúcha em 2025
há 16 horas
Malásia proíbe importação de suínos da Espanha após surto de Peste Suína Africana
há 17 horas
Sindirações: produção cresce 2% até setembro; ano deve fechar em 90 milhões de t
há 18 horas
Recorde histórico: Exportações de carne bovina atingem 318 mil toneladas e receita de US$ 1,75 bi
há 18 horas
Macaúba: Gigante árabe investe US$ 3 bilhões para produzir 1 bilhão de litros de SAF por ano
há 18 horas
Conheça o “Bode Judas”, o líder que ganha confiança do rebanho e o conduz ao abate