• Terça-feira, 10 de março de 2026

Bolsonaro pede ao STF para receber visita de assessor dos EUA

Ex-presidente propõe encontro com Darren Beattie, assessor do governo Trump, em datas fora do calendário regular de visitas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) autorização para se reunir com Darren Beattie no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, em Brasília. Beattie é assessor sênior para política em relação ao Brasil no Departamento de Estado norte-americano. O pedido foi apresentado ao STF nesta 3ª feira (10.mar.2026). Eis a íntegra (PDF – 657kB).

Bolsonaro propôs as datas de 16 e 17 de março para o encontro. Essas datas estão fora do calendário regular de visitas da unidade prisional que ocorrem às 4ª feiras e aos sábados. O ex-presidente solicitou flexibilização desse cronograma. A justificativa apresentada foi a agenda restrita de Beattie durante sua estadia no Brasil.

O assessor norte-americano foi recentemente designado para o cargo no governo Trump. Beattie já criticou o ministro Alexandre de Moraes em ocasiões anteriores. A solicitação será analisada por Moraes, que é o relator do caso. A decisão sobre o pedido ainda não foi divulgada.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou novas visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Papudinha. A decisão estabelece um cronograma de encontros a serem realizados no mês de abril de 2026.

Segundo o despacho, as visitas deverão seguir as normas do estabelecimento prisional e ser realizadas em horários previamente definidos. Foram autorizados os seguintes encontros:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: