Pecuária perde mais um grande nelorista e ‘Rei do gado do Pará’
Bené Mutran era empresário e pecuarista e chegou a ter mais de 100 mil cabeças de gado em suas fazendas no Sul do Pará; também figurou entre os grandes neloristas do país e revelou touros que fizeram história
Bené Mutran era empresário e pecuarista e chegou a ter mais de 100 mil cabeças de gado em suas fazendas no Sul do Pará; também figurou entre os grandes neloristas do país e revelou touros que fizeram história Morreu, na madrugada desta sexta-feira (01/03), o pecuarista Benedito Mutran Filho, mais conhecido como Bené Mutran, aos 81 anos, o empresário caiu do prédio onde morava, o edifício Diamond Tower, localizado no bairro da Campina, em Belém. Na pecuária, foi dono da Fazenda Cedro, no sudeste do Pará, nome que mais tarde adotou também em uma outra propriedade em Castanhal, onde sediou históricos leilões.
O empresário era conhecido como “rei do gado do Pará”, e chegou a ter quase 100 mil cabeças de gado e era uma referência nos leilões de Nelore, raça de gado bovino originária da Índia, aprimoradas geneticamente. Sua trajetória foi marcada por grandes conquistas na pecuária e grandes investimentos em leilões. Além disso, ele teve destaque também na produção e beneficiamento de castanhas. Bené era reconhecido como um dos mais experientes criadores de Nelore do país. Com amor, dedicação e trabalho, ele transformou a seleção da Fazenda Cedro em sucesso no Brasil e no exterior. Foi Bicampeão do Ranking Nacional dos Criadores de Nelore e revelou grandes raçadores, como Edhank (Grande Campeão da ExpoZebu 2001), Hock, Champion, Jyrban e Mug.
Bené era reconhecido como um dos mais experientes criadores de Nelore do país. Com amor, dedicação e trabalho, ele transformou a seleção da Fazenda Cedro em sucesso no Brasil e no exterior. Foi Bicampeão do Ranking Nacional dos Criadores de Nelore e revelou grandes raçadores, como Edhank (Grande Campeão da ExpoZebu 2001), Hock, Champion, Jyrban e Mug.
![EDHANK-TE-BM-DA-FC-BMF-EDHANK-TE-BM-da-FC-Grande-Campeão-ExpoZebu-2001]()
EDHANK TE BM DA FC / Foto: Divulgação
Um dos pecuaristas mais bem-sucedidos do Estado do Pará e referência na produção de Castanha-do-Pará, era o sucessor do seu pai na tradição dos castanhais, tendo iniciado no ramo ainda aos 24 anos. Em 1966, eles fundaram a Benedito Mutran & Cia. Ltda., beneficiadora e exportadora. Bené também era associado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) desde 1983. Foi membro do Conselho Consultivo da entidade, pelo estado do Pará, em três gestões: 1998-2001, 2004-2007 e 2007-2010. Em 2004, foi agraciado com o Mérito ABCZ, uma das mais importantes e tradicionais homenagens da pecuária nacional.
“Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do grande amigo e criador paraense Bené Mutran, que muito contribuiu para o desenvolvimento da raça Nelore. Seu criatório, a Fazenda Cedro, conquistou vários grandes campeonatos nacionais, com animais que foram muito importantes para a raça. Que Deus conforte a todos neste momento difícil”, ressaltou o Vice-Presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. Quem também se despediu do pecuarista foi o grande nelorista, Adir do Carmo Leonel. “Nós do Grupo Adir, recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do Bené Mutran, amigo muito querido e um dos maiores pecuaristas do Brasil, grande criador e entusiasta da raça Nelore. Nossos sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor. Bené Mutran, você para o Grupo Adir é um amigo eterno e estará sempre no nosso coração” – disse ele nas redes sociais.
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.
Por: Redação