O empresário Paulo Skaf, 69 anos, será o novo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A entidade realiza as eleições nesta 2ª feira (4.ago.2025). Sua chapa é a única a disputar. Ela é composta por 130 dirigentes. Leia aqui a lista de todos os integrantes da chapa única e seus cargos (PDF – 193 kB).
Skaf substituirá Josué Gomes da Silva. Ele retorna à federação depois de presidir a entidade de 2004 a 2021. Ao longo desse período, Skaf comandou a campanha da Fiesp “não vou pagar o pato”, em que se posicionava contra a reoneração das empresas e defendia o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), consumado em 2016. A presidência de Josué vai até 31 de dezembro deste ano. Skaf assumirá seu 5º mandato em janeiro de 2026.
A votação acontece na sede da Fiesp, na avenida Paulista, região central de São Paulo, das 9h às 17h. Estão aptos a votar os delegados oficialmente registrados de cada setor. Em nota, a Fiesp afirmou que o processo eleitoral será conduzido por Fábio Prieto, e acompanhado pela Comissão Eleitoral da entidade, presidida pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Sydney Sanches.
Também integram a comissão a ex-ministra do STF Ellen Gracie, o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho Almir Pazzianotto, o jurista Ives Gandra Martins e a desembargadora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho Maria Cristina Mattioli.
Skaf tem apoio da maioria dos sindicatos industriais participantes, o que garantiu sua candidatura sem concorrentes. Caso complete o novo mandato, que vai de janeiro de 2026 a 2029, Skaf acumulará 21 anos na liderança da principal federação industrial do Brasil.
A Fiesp representa o setor industrial do estado que concentra a maior parte da produção manufatureira do país. Dados da Receita Federal mostram que o Sistema S, conjunto de instituições ligadas às federações industriais, recebeu R$ 29 bilhões em arrecadação em 2024.
O cenário industrial brasileiro enfrenta desafios adicionais após Donald Trump anunciar tarifas de até 50% para produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, medida que afeta parte significativa da indústria paulista.
Os presidentes e alguns diretores de sindicatos jantaram na casa de Skaf no Morumbi, em São Paulo, em outubro de 2024. Entregaram um manifesto assinado por eles pedindo que Skaf se candidatasse a voltar ao cargo de presidente. Ele aceitou.
Skaf manteve, depois de deixar a presidência da Fiesp em 2021, o costume de receber representantes de sindicatos de indústrias para jantares de final de ano. Em 2022 e 2023, os encontros foram em novembro. Em 2024, o jantar foi antecipado para outubro por causa das negociações para o retorno dele à presidência da entidade. Participaram 140 pessoas.
As discussões para a volta de Skaf surgiram depois da tentativa de destituição de Josué em janeiro de 2023 por presidentes de sindicatos. Depois foi estabelecido um acordo para mantê-lo no cargo. Josué é filho de José Alencar, empresário e político mineiro que foi vice do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos 2 mandatos iniciais do petista. Alencar morreu em 2011.