• Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Paralisação do governo impede divulgação do PIB dos EUA

Especialistas alertam para uma redução nos investimentos e nas contratações; Fed cortou os juros em 0,25 ponto percentual.

A paralisação do governo dos Estados Unidos impediu a divulgação marcada para 5ª feira (30.out.2025) do PIB (Produto Interno Bruto) do país. O shutdown completou 30 dias, com republicanos e democratas ainda em um impasse que atrasa a publicação de dados econômicos.

Economistas consultados pela Dow Jones Newswires e pelo Wall Street Journal esperam um crescimento do PIB de 2,8% de julho a setembro. Se a estimativa for confirmada, representará uma desaceleração em relação ao avanço de 3,8% no 2º trimestre. As informações são da AFP.

Já o indicador GDPNow do Federal Reserve Bank de Atlanta —uma estimativa contínua do crescimento do PIB real com base nos dados disponíveis— indica um crescimento de 3,9%.

O termo shutdown se refere à paralisação parcial das atividades governamentais por falta de recursos, afetando desde o funcionamento de agências federais até o pagamento de funcionários considerados “não essenciais”.

A origem do mecanismo está na lei Anti Deficiência, de 1884, que proíbe agências federais de gastarem acima do autorizado sem a aprovação do Congresso. Anualmente, os congressistas precisam aprovar 12 leis de dotações que financiam os gastos públicos. Se não há consenso, setores sem verba aprovada entram em paralisação.

O Escritório de Orçamento do Congresso estima que o shutdown possa custar à economia até US$ 14 bilhões.

Se a paralisação do governo durar até meados de novembro, como projetam os mercados, a maioria dos dados cuja divulgação foi adiada provavelmente só será publicada em dezembro, afirmou o Goldman Sachs, segundo a AFP.

A maior economia do mundo já adiou a divulgação de relatórios sobre emprego, comércio, vendas no varejo e outros indicadores, convocando de volta só alguns funcionários licenciados para produzir os dados essenciais sobre inflação, necessários para o governo calcular os pagamentos da Previdência Social.

Na 4ª feira (29.out), o Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) cortou os juros em 0,25 ponto percentual pela 2ª reunião consecutiva mesmo com o shutdown.

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: