• Sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Pacheco rebate fala de Zema sobre população em situação de rua

Governador de Minas Gerais afirmou que cidades brasileiras estariam se transformando em “chiqueiros” por causa da população em situação de rua.

Sem citar o nome de Romeu Zema (Novo), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) criticou a fala do governador de Minas Gerais sobre a população em situação de rua. A declaração de Pacheco vem em meio a críticas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a pré-candidatura de Zema à Presidência em 2026.

Na 2ª feira (25.ago.2025), Zema comparou a remoção de pessoas em situação de rua ao guinchamento de veículos. Em resposta, nesta 6ª feira (29.ago), o senador afirmou que essas pessoas não podem ser “guinchadas” ou “enxotadas”, mas sim “cuidadas”.

Durante evento do governo federal para anúncio do projeto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Contagem (MG), Pacheco reforçou: “Não há 2 lados quando se trata de defender as pessoas pobres do país. As pessoas que estão em situação de rua não podem ser guinchadas. Elas têm que ser cuidadas, o problema não são essas pessoas, é a desigualdade social neste país”.

Zema criticou a presença de pessoas em situação de rua à de um carro estacionado em local proibido, questionando se não deveriam ser retirados da mesma forma. Durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o governador declarou que a presença em frente a estabelecimentos comerciais, alegando que “atrapalham, sujam o local e até ameaçam os clientes”. Disse ainda que as cidades brasileiras estariam se transformando em “chiqueiros” por causa da população em situação de rua.

Pacheco é cotado por Lula para concorrer às eleições para governador de Minas Gerais em 2026. Nesta 6ª feira, o presidente afirmou que espera que o ex-presidente do Senado defina em breve se será candidato ao governo mineiro. A declaração foi dada ao ser questionado se a decisão deve ocorrer ainda em setembro, em entrevista à Rádio Itatiaia, durante visita a Belo Horizonte.

Lula afirmou que Pacheco tem “condições plenas” de vencer e que é “a figura política mais importante de Minas hoje”.

Na mesma entrevista, o petista também falou sobre a pré-candidatura de Zema à Presidência na próxima eleição. Lula declarou que não teme, mas afirmou que o mineiro “precisa parar de ser falso humilde” e apresentar propostas concretas se quiser disputar a Presidência em 2026.

“Se ele tiver a mesma performance que teve até agora, vai ser um desastre para ele. Ou ele melhora, ou deixa de ser o falso humilde e começa a dizer a verdade, coisas concretas, ou será desmoralizado na campanha”, disse.

Segundo Lula, as eleições de 2026 serão “decisivas” para o Brasil, porque colocarão em confronto 2 projetos distintos: “Quem quer manter o Estado democrático de direito ou quem quer implantar a mentira nesse país”.

Assista ao evento em Minas Gerais (1h42min):

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: