A oposição no Congresso Nacional deve votar a favor da medida provisória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que revoga a chamada “taxa das blusinhas”.
A sinalização foi dada pelo líder da oposição, deputado Cabo Gilberto, em entrevista à Itatiaia nesta quarta-feira (13).
Segundo o parlamentar, apesar das críticas ao Planalto, a orientação será apoiar a medida por coerência com o posicionamento adotado desde o início da discussão.
“Nós iremos defender, sim, a não taxação do povo brasileiro. Graças a Deus conseguimos essa vitória. Lula revogou, agora, através de uma medida provisória, porque nós iremos votar aqui no Congresso Nacional e tirar essa taxa das blusinhas”.
O deputado afirmou que a oposição sempre foi contrária à cobrança sobre compras internacionais de menor valor e criticou a condução do governo. “Lula, presidente, taxando o povo como nunca, inclusive essa taxa da blusinha, que ele fez de tudo para aprovar aqui no Congresso, que infelizmente aprovou contra o nosso voto da oposição”.
Apesar do discurso crítico, ele negou que o apoio à medida provisória represente um ganho político para o governo.
“De forma alguma, até porque a gente vai estar votando de forma coerente, da mesma forma que traçamos essa forma de trabalhar desde o início”.
O líder da oposição também reforçou a narrativa de que a revogação da taxa confirma a posição defendida anteriormente pelos parlamentares contrários à medida.
“Mas agora a oposição sai vitoriosa porque ele mostrou que estávamos certos para o povo brasileiro”.





