Forças de segurança do Rio de Janeiro deflagraram na manhã desta 3ª feira (28.out.2025) mais uma etapa da operação Contenção, para combater a expansão territorial do CV (Comando Vermelho) e prender líderes da facção criminosa no Rio de Janeiro e em outros Estados. A ação mobilizou 2.500 agentes das polícias Civil e Militar nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital.
Até a publicação desta reportagem, 23 pessoas foram presas, de acordo com a Polícia Civil. Entre elas, estaria Doca, operador financeiro de uma dos líderes do CV. Segundo o governo estadual, ao longo do dia, serão cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão obtidos na Justiça.
Por meio do X (ex-Twitter), a gestão do governador Cláudio Castro (PL) divulgou um vídeo sobre a operação e declarou que “criminosos usaram drones para atacar policiais no Complexo da Penha”.
Foram usados drones, 2 helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.
Assista (7s):
A ação também contou com a participação de promotores do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro). A operação Contenção foi deflagrada depois de mais de 1 ano de investigação conduzida pela DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes).
A PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) participa com o COE (Comando de Operações Especiais) e com unidades operacionais da capital e da região metropolitana. Já a Polícia Civil mobilizou agentes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), delegacias especializadas, o Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e a Subsecretaria de Inteligência.





