• Quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Operação da PF e Receita bloqueia 21 fundos de investimento

Operação Quasar, deflagrada em São Paulo, investiga fundos de investimento suspeitos de serem utilizados para lavagem de dinheiro.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse que as operações integradas com a Receita Federal bloquearam 21 fundos de investimento como um dos principais resultados no combate ao crime organizado.

As ações, coordenadas a partir do núcleo de combate ao crime organizado do Ministério da Justiça, focaram em desmantelar esquemas de lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis. Rodrigues falou em entrevista a jornalistas nesta 5ª feira (28.ago.2025), no Ministério da Justiça, em Brasília.

Segundo Rodrigues, a operação Quasar, deflagrada em São Paulo, investiga especificamente fundos de investimento suspeitos de serem utilizados para lavagem de dinheiro. “Esse era o foco da nossa investigação”, afirmou.

O diretor da PF descreveu o esquema como um serviço de lavagem de dinheiro “disponível” para qualquer tipo de criminoso, incluindo traficantes e sonegadores.

A partir de fiscalizações da Receita Federal, a PF instaurou um inquérito em março de 2025 e cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. O diretor confirmou a suspeita de que o esquema era usado por organizações criminosas.

Além da ação em São Paulo, outra operação, no Paraná, teve como alvo fraudes na cadeia de combustíveis. As investigações revelaram um esquema complexo com fracionamento de depósitos, empresas de fachada e adulteração de combustíveis. A operação resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva.

Leia os resultados da operação conjunta, segundo Rodrigues:

Rodrigues elogiou a cooperação entre as agências e ressaltou a importância da integração para o sucesso das operações. “Isso demonstra mais uma vez a capacidade de cooperação e de integração entre diferentes agências”, disse.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: