A OpenAI disponibilizou nesta 3ª feira (5.ago.2025) 2 modelos de raciocínio de IA com código aberto –que podem ser usados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, sem restrições. Estão disponíveis de forma gratuita na plataforma de IA Hugging Face.
O anúncio marca o 1º lançamento de um modelo de linguagem aberto pela empresa desde o GPT-2, disponibilizado há mais de 5 anos. Desde então, a OpenAI adotou uma abordagem proprietária, construindo seu negócio na venda de acesso aos seus modelos via API –um conjunto de regras que permite a comunicação entre softwares.
Os modelos lançados são o GPT-OSS-120B, mais potente e capaz de funcionar em uma única GPU Nvidia, e o GPT-OSS-20B, versão mais leve que pode operar em um laptop convencional com 16 GB de memória. Ambos permitem que desenvolvedores façam conexões com modelos fechados mais avançados da empresa quando necessário.
A iniciativa se dá em um contexto de crescente pressão de laboratórios chineses de IA, como DeepSeek, Qwen e Moonshot AI, que têm desenvolvido alguns dos modelos abertos mais capazes do mundo.
Em publicação no X, o pesquisador de IA da OpenAI Eric Wallace afirmou que “antes do lançamento, realizamos uma análise de segurança pioneira, na qual ajustamos os modelos para maximizar intencionalmente suas capacidades”.