• Quarta-feira, 5 de novembro de 2025

NY pode mostrar aos EUA como derrotar Trump, diz Mamdani

Democrata promete fim à cultura que permitiu que bilionários evitassem impostos e ampliação em proteções trabalhistas.

Em seu 1º discurso depois da vitória na corrida eleitoral pela prefeitura de Nova York, Zohran Mamdani (Partido Democrata), 34 anos, afirmou que a cidade pode mostrar aos Estados Unidos como derrotar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).

“Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o fez surgir”, disse Mamdani, segundo reportado pela NBC News. “E, se existe alguma maneira de aterrorizar um déspota, é desmantelando exatamente as condições que lhe permitiram acumular poder”, declarou.

No discurso, Mamdani falou diretamente com o presidente norte-americano: “Então, Donald Trump, já que eu sei que você está assistindo, eu tenho 3 palavras para você: aumente o volume”.

Com 91% das urnas apuradas, Mamdani obteve 50,4% dos votos. Apoiado por Trump, Andrew Cuomo (independente) ficou em 2º lugar, com 41,6%. O candidato republicano, Curtis Sliwa, registrou 7,1% dos votos. Eric Adams, atual prefeito que concorria como independente, desistiu da reeleição em setembro diante de acusações de corrupção e agressão sexual.

Mamdani se torna o prefeito mais jovem em mais de um século a comandar Nova York. O político emergiu como favorito à prefeitura depois de vencer as primárias do Partido Democrata em 24 de junho –a sigla governa a metrópole norte-americana desde 2014.

A campanha de Mamdani defendeu uma plataforma voltada para atender às preocupações dos trabalhadores, incluindo o aumento dos custos de creche, transporte, moradia e alimentação.

“Vamos responsabilizar os maus proprietários, porque os Donald Trumps da nossa cidade ficaram confortáveis demais explorando seus inquilinos”, declarou Mamdani.

“Vamos pôr fim à cultura de corrupção que permitiu que bilionários como Trump evitassem impostos e explorassem isenções fiscais. Ficaremos ao lado dos sindicatos e ampliaremos as proteções trabalhistas porque sabemos, assim como Donald Trump sabe, que quando as pessoas trabalhadoras têm direitos inabaláveis, os patrões que buscam extorquí-las se tornam muito pequenos”, disse.

O democrata tomará posse em janeiro de 2026. Com Mamdani eleito, Trump deve seguir adiante com a proposta de intervenção da Guarda Nacional na segurança pública da cidade, como ele faz com outras cidades governadas por democratas.

Em seu discurso de vitória, para uma plateia de apoiadores, Mamdani marcou sua oposição à política migratória do governo federal. “Nova York seguirá como uma cidade de imigrantes, uma cidade construída por imigrantes, movida por imigrantes, e, a partir desta noite, liderada por um imigrante”, afirmou. “Então ouça-me, presidente Trump, quando eu digo isto: para chegar a qualquer um de nós, terá de passar por todos nós”, declarou.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: