• Sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Nvidia diz não ter planos de vender à China chips avançados de IA

Jensen Huang afirma que cabe ao país asiático mudar políticas para que produtos da empresa voltem a atender mercado chinês.

Jensen Huang, CEO da Nvidia, disse que não existem “discussões ativas” sobre a comercialização dos chips de IA (Inteligência Artificial) Blackwell para o mercado chinês. A declaração foi feita nesta 6ª feira (7.nov.2025) em Tainan (Taiwan). As informações são da agência Reuters.

“Atualmente, não estamos planejando enviar nada para a China”, declarou Huang. “Cabe à China decidir quando os produtos da Nvidia voltarão a atender o mercado chinês. Espero que eles mudem sua política”, disse.

O governo dos Estados Unidos restringiu a venda do Blackwell, o processador de IA mais avançado da Nvidia, para o território chinês. A preocupação da gestão de Donald Trump (Partido Republicano) é que a tecnologia possa fortalecer o exército chinês e a indústria local de inteligência artificial. 

Em entrevista ao programa “60 Minutes”, da CBS, veiculada no domingo (2.nov), Trump disse que os chips serão reservados exclusivamente para empresas norte-americanas.

As falas sinalizam um endurecimento nas restrições impostas pelos EUA aos semicondutores de última geração, impedindo que a China e outras nações tenham acesso aos processadores mais sofisticados da Nvidia. A empresa lidera o ranking global de valor de mercado.

A medida foi anunciada poucos dias depois de a Nvidia divulgar um acordo para entregar mais de 260 mil chips Blackwell à Coreia do Sul, beneficiando grandes companhias locais, como a Samsung Electronics.

Durante a passagem por Taiwan, Jensen Huang visitou a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), fabricante de semicondutores parceira da Nvidia.

De acordo com o executivo, os pesquisadores chineses de IA “estão avançando muito rápido”. Por isso, “os Estados Unidos precisam continuar a avançar incrivelmente rápido”, uma vez que “o mundo é muito competitivo”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: