A bancada do Partido Novo na Câmara dos Deputados pretende convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ex-presidente argentina Cristina Kirchner.
A visita foi realizada na 5ª feira (3.jul.2025), durante viagem oficial de Lula à Argentina para participar da Cúpula do Mercosul. Cristina cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires, capital do país, depois de condenação por corrupção.
Em seu perfil no Instagram, o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou a visita.
“Mais uma cuspida na cara do brasileiro honesto, mais um escarro no combate à corrupção. A visita de Lula à presa por corrupção Cristina Kirchner na Argentina segue a turnê da impunidade de seu governo, que já usou até jato da FAB (Força Aérea Brasileira) como Uber de corrupta para Nadine Heredia fugir da Justiça peruana”, afirmou.
O encontro entre Lula e Cristina ocorreu na residência onde a ex-presidente argentina cumpre prisão domiciliar. Ela foi condenada a 6 anos de prisão por desvio de dinheiro público.
LULA E KIRCHNER
A visita do presidente a Kirchner foi autorizada pela Justiça argentina na 4ª feira (2.jul). “Além de prestar minha solidariedade a ela por tudo que tem vivido, desejei toda a força para seguir lutando com a mesma firmeza que tem sido a marca de sua trajetória na vida e na política”, escreveu Lula em sua página no X (antigo Twitter).
Na mesma viagem, o petista também se encontrou com o ganhador do Nobel da Paz de 1980, Adolfo Pérez Esquivel. Ele posou ao lado do arquiteto segurando uma placa em que se lê “Cristina Libre”.
O Poder360 procurou o Itamaraty por meio de e-mail para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito da possível convocação do ministro Mauro Vieira para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.