O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 6ª feira (4.jul.2025) que é “muito agradecido” ao Congresso Nacional, em referência às recentes derrotas em votações.
“Parece que tem uma guerra aí do governo com o Congresso, mas eu sou muito agradecido pela relação que eu tenho com o Congresso Nacional. Até agora, nesses 2 anos e meio, o Congresso aprovou 99% das coisas que nós mandamos”, disse Lula durante evento da Petrobras no Rio de Janeiro.
No final de junho, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal impuseram a maior derrota ao presidente e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Os congressistas aprovaram por 383 votos a 98 o Projeto de Decreto Legislativo que derruba o decreto presidencial que aumenta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O Congresso não derrubava uma Medida Provisória proposta pelo chefe do Executivo federal desde o governo Collor.
“Acho que nem no governo do [José] Sarney, do Fernando Henrique Cardoso, de ninguém, nem do [Jair] Bolsonaro, se aprovou tanta coisa. Então, eu sou grato”, declarou Lula.
O petista ainda disse que o diálogo com as Casas segue aberto, indicando que, caso haja uma discordância, “a gente [Governo e Congresso] senta na mesa, vai conversar e resolver”.