Nove morrem após motorista atropelar multidão em festival no Canadá
Festival de rua que celebra a cultura filipina ocorria no sul de Vancouver, quando motorista de 30 anos avançou sobre pedestres
Ao menos nove pessoas morreram e várias ficaram feridas após um motorista avançar de carro contra um grupo de pessoas que participava do festival Lapu Lapu, em Vancouver, no . As informações são da , com detalhes repassados pelas autoridades do país norte-americano.
O festival anual que celebra a cultura filipina ocorria no sul de Vancouver. O motorista, um homem de 30 anos e morador da cidade, dirigia um veículo modelo SUV, quando cometeu o crime, por volta das 20h40 no local – 0h40 no horário de Brasília, neste domingo (27/4).
Ele foi preso e, pelas mídias sociais, a Polícia de Vancouver informou ter certeza de que a ação não se tratou de um ato terrorista.
O chefe da corporação na cidade ainda afirmou à BBC News que o motorista era “conhecido” das autoridades, mas não comentou sobre antecedentes criminais dele.
, disse que ficou “devastado” ao saber do ocorrido. “Ofereço minhas mais profundas condolências às pessoas amadas dos atropelados e feridos, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver. Estamos em luto com vocês. Estamos monitorando a situação de perto e gratos aos nossos socorristas pela rápida ação”, completou.
Também por meio do X, o prefeito de Vancouver, Ken Sim, disse estar chocado e “profundamente triste pelo terrível incidente” no evento. “Vamos atuar para prestar mais informações assim que pudermos. […] Nossos pensamentos seguem com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver durante este momento incrivelmente difícil”, escreveu.
À BBC News, o vereador da cidade Peter Fry disse que os moradores têm sofrido para processar o que aconteceu. “Essa celebração era uma festa de rua enorme, divertida, vibrante, familiar, e um evento fantástico. Vê-la se transformar em algo horrível tão rápido e de forma tão inesperada deixou nossa cidade inteira em choque”, lamentou.
Por: Metrópoles