• Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Nematoides e carrapatos oferecem grande risco a bezerros e vacas em período de pós-parto

Controle de carrapatos e verminoses no pós-parto garante mais leite, bezerros saudáveis e maior peso ao desmame na pecuária.

A adoção do manejo adequado para o controle dos inimigos da pecuária proporciona impacto produtivo e econômico na propriedade A produtividade de uma fazenda pecuária com vacas no pós-parto é desafiada pela ação de diversos parasitas, como nematoides e carrapatos. “Caso as matrizes estejam infestadas por vermes, a contaminação ambiental ganha força pela intensa eliminação de ovos no bolo fecal“, informa o médico-veterinário Felipe Pivoto, gerente de Serviços Técnicos para Bovinos e Equinos da Vetoquinol Saúde Animal. Com condições favoráveis, os ovos eclodem e a propriedade entra num ciclo vicioso de alta proliferação dos parasitas. Jovens e com o sistema de defesa em construção, os bezerros ficam ainda mais expostos aos vermes, que não enfrentam nenhuma resistência para parasitá-los. Uma vez parasitados, os bezerros sofrem severos impactos no crescimento e no ganho de peso, com efeito claro no índice de peso ao desmame.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Citricultura alcança investimento de R$ 2,4 bilhões em MS e mira 50 mil hectares até 2030
    Entre os principais prejuízos causados pelo parasita ao bezerro estão: diarreias, anemia, redução crítica da conversão alimentar, aumento da mortalidade, perda de peso e cenário favorável para a infestação ambiental – já que os bezerros infectados depositam ainda mais ovos no ambiente. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});“ Os carrapatos trazem tantos problemas quanto os nematoides. O pós-parto demanda muita energia da vaca, direcionada para sua recuperação física e produção de leite para o recém-nascido. Em caso de infestação por carrapato, as matrizes sofrem perdas fisiológicas importantes, devido à espoliação sanguínea, inflamação cutânea, estresse e desconforto. Fatores que reduzem a eficiência metabólica da vaca e comprometem a produção de leite“, explica o veterinário. Com menor acesso ao leite, os bezerros tendem a apresentar menor ganho de peso, atraso no desenvolvimento corporal e, consequentemente, menor peso ao desmame, quando comparados àqueles oriundos de matrizes com infestação controlada. “ O pecuarista conta com ferramentas eficazes para controlar as infestações, como o Contratack® Injetável, desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal“, indica Lucas Croffi, gerente de produto da Vetoquinol. Contando com a ação conjunta dos princípios ativos fluazuron e ivermectina, o Contratack® Injetável inibe o desenvolvimento de carrapatos e é altamente efetivo contra verminoses, sendo indicado para vacas em período de cria. Seu uso protege as matrizes, garantindo leite em quantidade e qualidade ideais para formar bezerros mais saudáveis e produtivos. VEJA MAIS:
  • Cerca elétrica fixa ou móvel: o que são, como funcionam e quais as principais diferenças
  • Banho em cavalos: o perigo invisível do choque térmico
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: