• Sexta-feira, 18 de julho de 2025

Não tem nexo, diz Alckmin após carta de Trump a Bolsonaro

Vice-presidente declara que Judiciário não tem relação com tarifas comerciais e propõe ampliar relações comerciais com os EUA.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta 5ª feira (17.jul.2025) que ações na Justiça não podem ser utilizadas para justificar tarifas comerciais. A jornalistas, declarou que os assuntos “não têm nenhum nexo” entre si.

O comentário veio minutos depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), publicou uma carta pedindo que o julgamento contra Jair Bolsonaro (PL) parasse “imediatamente”.

O norte-americano havia usado o caso de Bolsonaro como uma das justificativas para cobrar 50% sobre as importações brasileiras a partir de 1º de agosto de 2025. No documento desta 5ª feira, voltou a falar sobre o assunto.

Leia abaixo o que disse:

Bolsonaro é acusado de envolvimento em tentativa de golpe de Estado em 2022. Virou réu em 26 de março. O julgamento está no STF (Supremo Tribunal Federal).

A tarifa de 50% estabelecida por Trump encarece os produtos do Brasil no mercado norte-americano, com potencial de reduzir a competitividade de exportadores brasileiros.

A taxa é adicional a outras já existentes e foi determinada de forma unilateral pelo governo dos EUA.

Alckmin quer negociar com os Estados Unidos. Disse que ainda não recebeu resposta sobre a carta enviada em 15 de julho ao time de Trump. Ao final de sua fala aos jornalistas, sinalizou uma intenção de fortalecer as relações comerciais com os norte-americanos.

“Queremos ampliar o comércio. Podemos ter uma meta de ampliação ainda mais ambiciosa entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou ao deixar o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), em Brasília.

Alckmin se reunirá novamente com empresários e representantes dos setores às 15h de 5ª feira (18.jul). O encontro é no âmbito do comitê de trabalho que trata do tema.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: