• Segunda-feira, 17 de novembro de 2025

"Não me perturbe": Saiba como ativar recurso e evitar ligações de empresas

Empresas de telemarketing foram obrigadas a se cadastrarem na plataforma pela Anatel; medida visa a evitar fraudes e golpes e vale para as que fazem mais de 500 mil ligações por mês.

Entrou em vigor nesta 2ª feira (17.nov) um sistema que exige a cerca de 350 empresas que fazem mais de 500 mil ligações por mês que coloquem um selo de verificação para indicar que o número é legítimo. O recurso, voltado principalmente para bancos e call centers, tem o objetivo de reduzir fraudes e golpes telefônicos no país.

A proposta inicial era de que a adesão ao sistema acontecesse até 2028, mas o prazo foi antecipado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em setembro. O sistema, porém, não estará disponível em todas as marcas de celulares e poderá aparecer de diferentes formas a depender do fornecedor do smartphone. A operação do recurso dependerá apenas das empresas e os usuários não precisarão pagar nenhum valor pelo serviço.

A Anatel tem tentado desde 2019 diminuir o número de ligações insistentes e fraudes telefônicas no Brasil. O recurso “Não Me Perturbe” foi uma das primeiras ações da instituição nesse sentido. Também foram criadas novas regras, como respeitar o horário comercial e observar uma quantidade razoável de chamadas para cada usuário.

A agência já oferece desde 2019 o recurso Não Me Perturbe, que permite ao usuário bloquear ligações insistentes de empresas do seu interesse. Apesar disso, mesmo com o bloqueio, é possível que chamadas indesejadas continuem, principalmente de telemarketing e robocalls, quando a linha fica muda e cai ao atender.

Saiba o passo a passo para ativar o sistema:

A plataforma também permite que o consumidor, caso deseje, faça o desbloqueio das chamadas barradas e a exclusão do cadastro.

Eis como desbloquear empresas específicas:

Eis como excluir totalmente seu número do “Não Me Perturbe”:

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Por: Poder360

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