Entrou em vigor nesta 2ª feira (17.nov) um sistema que exige a cerca de 350 empresas que fazem mais de 500 mil ligações por mês que coloquem um selo de verificação para indicar que o número é legítimo. O recurso, voltado principalmente para bancos e call centers, tem o objetivo de reduzir fraudes e golpes telefônicos no país.
A proposta inicial era de que a adesão ao sistema acontecesse até 2028, mas o prazo foi antecipado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em setembro. O sistema, porém, não estará disponível em todas as marcas de celulares e poderá aparecer de diferentes formas a depender do fornecedor do smartphone. A operação do recurso dependerá apenas das empresas e os usuários não precisarão pagar nenhum valor pelo serviço.
A Anatel tem tentado desde 2019 diminuir o número de ligações insistentes e fraudes telefônicas no Brasil. O recurso “Não Me Perturbe” foi uma das primeiras ações da instituição nesse sentido. Também foram criadas novas regras, como respeitar o horário comercial e observar uma quantidade razoável de chamadas para cada usuário.
A agência já oferece desde 2019 o recurso “Não Me Perturbe“, que permite ao usuário bloquear ligações insistentes de empresas do seu interesse. Apesar disso, mesmo com o bloqueio, é possível que chamadas indesejadas continuem, principalmente de telemarketing e robocalls, quando a linha fica muda e cai ao atender.
Saiba o passo a passo para ativar o sistema:
A plataforma também permite que o consumidor, caso deseje, faça o desbloqueio das chamadas barradas e a exclusão do cadastro.
Eis como desbloquear empresas específicas:
Eis como excluir totalmente seu número do “Não Me Perturbe”:
Leia mais:





