Na França, Haddad diz que a COP30 tentará “resgatar o multilateralismo”
Segundo o ministro Fernando Haddad, "a melhor resposta à crise do multilateralismo é ousarmos ainda mais no multilateralismo"
Em giro na França, o ministro da Fazenda, , afirmou que o ministério “está empenhado” em tornar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, “bem-sucedida”, que “resgate a centralidade do multilateralismo”.
Segundo o ministro, “a melhor resposta à crise do multilateralismo é ousarmos ainda mais no multilateralismo”.
A declaração de Haddad foi dada, nesta segunda-feira (31/3), durante a “10 anos depois do Acordo de Paris: governar na era climática”, no anfiteatro Emile Boutmy, em Paris, capital da França.
Giro de Haddad pela França
A viagem para França é quase uma preparação para a visita de Estado do presidente Lula (PT), programada para junho.
O ministro deve aproveitar para iniciar um diálogo mais estratégico entre Brasil e França.
Em Paris, Haddad pretende promover a reforma tributária sobre o consumo e a Aliança Global contra a Fome, além de conversas sobre o Plano de Transformação Ecológica e o mercado de carbono.
Durante a fala, ele citou as seguintes iniciativas do governo brasileiro: financiamento para florestas tropicais (TFFF, na sigla em inglês) e financiamento sustentável, por meio de um marco regulatório robusto do mercado de carbono.
Haddad manda recado para estudantes
Haddad também mandou um recado aos estudantes brasileiros da Sciences Po, Instituto de Estudos Políticos de Paris, ao citar o longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de melhor filme internacional.
“O recém-premiado filme Ainda Estou Aqui também narra a história de brasileiros que se exilaram na França durante a ditadura militar e retornaram para ajudar na construção de nossa democracia. Paris acolheu um sem-número de intelectuais, políticos e artistas, que, juntos, construíram uma visão do Brasil que se consolidou como plataforma política sob a liderança do presidente Lula”, ressaltou.
Ao fazer um convite para a COP30, Haddad defendeu que a “campanha permanente pela inovação na governança no plano nacional e internacional é a melhor forma de enfrentar a maré da desinformação que polui o debate público”.
Por: Metrópoles