O vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang (PCCh), disse durante sua participação na COP30 que o país está disposto a trabalhar com todas as partes para “promover persistentemente o desenvolvimento verde e de baixo carbono”. O representante do presidente Xi Jinping (PCCh) participou da abertura da conferência climática e encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 5ª feira (6.mov.2025), em Belém.
Em seu discurso, Ding afirmou que “os países desenvolvidos devem cumprir suas obrigações para assumir a liderança na redução das emissões, cumprir seriamente seus compromissos e fornecer mais apoio técnico e de capacitação para os países em desenvolvimento.”
Ele informou que a China já completou antecipadamente várias metas estabelecidas para 2030, incluindo objetivos relacionados à energia eólica, geração solar, capacidade total instalada e acumulação florestal. De acordo com dados divulgados pelo Monitor Global de Energia em julho, o país asiático opera 1,4 TW de capacidade solar e eólica, dos quais 357 GW –cerca de 26% do total– foram conectados à rede em 2024.
O representante chinês participou de um almoço temático sobre o TFFF (Fundo para Florestas Tropicais Permanentes), organizado por Lula. Em encontro com o vice-premiê, o presidente brasileiro elogiou as conquistas da China na transição verde, afirmando que o país estabeleceu um exemplo para o mundo.
Assim como tem sido reforçado pelos chineses, o petista enfatizou a importância do multilateralismo no cenário atual e afirmou que o Brasil está pronto para manter comunicação e coordenação próximas com a China, visando a contribuir para a resolução pacífica de disputas regionais.
O representante de Pequim mencionou que a 4ª sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista estabeleceu um planejamento estratégico para o desenvolvimento futuro da China. Segundo ele, o país asiático mantém firme compromisso com o desenvolvimento de alta qualidade e maior abertura econômica.
No Pará, Ding Xuexiang também se reuniu com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres. No encontro, afirmou que a China manterá seu compromisso com o multilateralismo e continuará apoiando o papel central da agência nos assuntos internacionais.





