• Sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Mudança de regra estende mandato de Merval Pereira no comando da ABL

Mudança de regra estende mandato de Merval Pereira no comando da ABL | Poder Cultura

O jornalista Merval Pereira, 75 anos, garantiu mais 1 ano no comando da ABL (Academia Brasileira de Letras). A extensão do mandato de 4 para 5 anos foi possível depois de uma mudança no regimento interno.

O colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews e da rádio CBN se tornou um imortal da ABL em 2011. Passou a ocupar a presidência da academia no início de 2022. Ficará no cargo até dezembro de 2026.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Merval afirmou que os colegas de academia abriram uma discussão para mantê-lo no cargo. Ao fim, decidiu-se por mais 1 ano de mandato.

“Não aceitei ficar na presidência porque eu queria, aceitei porque houve um movimento grande para que eu ficasse”, disse. “[Marco] Lucchesi assumiu a presidência da academia em uma situação muito difícil, com a crise seguida da pandemia. Ele fez uma reorganização e me entregou uma academia enxuta, equilibrada economicamente, mas muito limitada”, afirmou o jornalista, referindo-se ao antecessor.

Merval afirmou que conseguiu reverter uma situação de pouco dinheiro e patrocínios. Acusado de “golpe” por alguns usuários das redes sociais, o jornalista disse que a ABL é uma instituição privada, que pode decidir como funciona.

O 1º estatuto da ABL não estabelecia um limite de tempo para o mandato dos presidentes. Austregésilo de Athayde, por exemplo, passou 34 anos no cargo, de 1959 a 1993. A academia decidiu então alterar as regras para impor um limite de 2 mandatos de 1 ano para cada imortal eleito.

Em 2018, uma nova mudança no regimento estendeu para 3 o número de reeleições, permitindo que um imortal ficasse até 4 anos no cargo. Merval era apenas o 2º a seguir essa regra, agora renovada com a possibilidade de mais 1 ano de mandato.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: