• Domingo, 31 de agosto de 2025

Motta fará reunião nesta 6ª para discutir punições a congressistas

Mesa Diretora vai avaliar medidas contra aqueles que "se excederam" em obstrução do Plenário.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta 6ª feira (8.ago.2025) que a Mesa Diretora da Casa Baixa irá se reunir à tarde para “decidir sobre possíveis punições a congressistas que se excederam“.

Em entrevista à CNN,  Motta disse que houve casos de agressões no Plenário que não são “permissíveis“. O presidente da Câmara também falou sobre casos de deputados que “obstacularizaram os trabalhos”.  A decisão de punição, segundo ele, cabe à Mesa Diretora.

Depois de a Mesa Diretora elaborar o pedido de punição, deve enviá-lo ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O Conselho, por sua vez, tem de 3 a 5 dias úteis para se manifestar sobre a punição.

Motta declarou que a obstrução na Câmara não foi resolvida por meio de acordos de projetos de lei a serem votados. “Daremos o tratamento igual a todas as matérias. Não posso priorizar ou privilegiar uma matéria em detrimento da outra. Não tem acordo de pauta. Não tem data para se votar absolutamente nada. Não estou aqui para negociar pauta. Se abriria um precedente gravíssimo”, disse.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: