Microsoft anuncia “aposentadoria” da “tela azul da morte” do Windows
A tela azul será substituída por uma tela preta mais discreta e minimalista, alinhada ao design moderno do Windows
A decidiu dar um fim a um dos símbolos mais icônicos do Windows. Conhecida como “tela azul da morte”, Blue Screen of Death (BSOD), é uma tela azul repleta de códigos misteriosos que aparecia quando o sistema entrava em pane.
Leia também
A empresa anunciou nesta sexta-feira (27/6) que a partir da versão 24H2 do Windows 11, o visual será substituído por uma tela preta mais discreta e minimalista, “alinhada ao design moderno do sistema”.
Segundo a , a nova tela de erro será mais limpa, com informações técnicas reduzidas e um recado direto: “O Windows será reiniciado em breve”. A empresa promete ainda que as reinicializações serão mais rápidas — caindo para apenas dois segundos na maioria dos casos.
Porém não será a extinção da tela azul. Ela ainda pode aparecer em sistemas mais antigos ou em situações específicas.
A BSOD surgiu nos anos 1990, no Windows 3.1, mas ganhou fama mesmo com o Windows NT (1993). Desde então, virou um símbolo da frustração digital quando o computador entrava em pane.
Nas redes sociais, internautas lamentaram a “morte” da tela azul. “O azul é pelo menos reconfortante”, disse. Outro comentou: “Eles deveriam ter feito na cor do arco-íris”.
Por: Metrópoles