No dia 21 de dezembro, o Eixão do Lazer irá receber o , evento que promete movimentar o final do ano de 2025 no DF. A competição terá percursos de 5 km, 10 km e 15 km. Entre os principais benefícios da corrida estão a manutenção da saúde física e mental, o aumento da qualidade de vida e a possibilidade de socialização.
As inscrições para o Metrópoles Run estão abertas, e os esportistas podem garantir a vaga e conhecer os percursos da prova escolhida.
Veja os benefícios da corrida para os atletas:
A corrida é uma ferramenta importante para a manutenção da saúde física e mental. A modalidade é uma das mais democráticas, indicada para todas as faixas etárias, com baixo custo e podendo ser realizada em diversos ambientes. Muitas pessoas começam a correr para melhorar o condicionamento físico, mas os ganhos vão muito além: a prática reduz o estresse, favorece a socialização e aumenta a qualidade de vida.
A nutricionista Priscila Ferreira afirma que correr é muito mais do que apenas se exercitar. A prática estimula a liberação de endorfinas, os chamados “hormônios do bem-estar”, melhora o sono e aumenta a disposição.
“O esporte também é um grande auxiliador para o convívio social. Embora possa ser praticada individualmente, a corrida é uma excelente oportunidade de se conectar com outras pessoas. Participar de grupos ou eventos esportivos ajuda a fazer novas amizades, fortalece o senso de comunidade e aumenta a motivação para continuar correndo”, aponta.
Todas essas vantagens, segundo Priscila, também são aplicadas às crianças e jovens.
“Aos mais novos, a corrida ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, disciplina e estimula o interesse por esportes desde cedo. Além disso, contribui para a prevenção da obesidade infantil e incentiva hábitos saudáveis desde a infância, transformando o movimento em brincadeira e aprendizado”, acrescenta.

3 imagens


Fechar modal.

![Largada da Meia Maratona Metrópoles Largada da Meia Maratona Metrópoles]()
1 de 3 Largada da Meia Maratona Metrópoles Pedro Iff/Metrópoles
![Largada dos 5 km Largada dos 5 km]()
2 de 3 Largada dos 5 km Pedro Iff/Metrópoles
![Atletas durante o percurso Atletas durante o percurso]()
3 de 3 Atletas durante o percurso Pedro Iff/Metrópoles
A competição
A prova é organizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social Brasileiro (Inbras), com supervisão técnica da Federação de Atletismo do Distrito Federal (FATDF) e em conformidade com as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O percurso será aferido por técnico credenciado e certificado. O Metrópoles Run é dirigido pelo técnico desportivo Paulo Sérgio Rosa Costa. A organização providenciará todas as autorizações legais, seguro de responsabilidade civil, equipe médica, postos de hidratação e estrutura de apoio.
O Eixão do Lazer receberá os atletas e ainda contará com um espaço especial para os competidores. Os três primeiros de cada distância, tanto na categoria masculina quanto na feminina, serão gratificados com troféu e premiação em dinheiro.
Os kits, juntamente com o chip de cronometragem, estarão disponíveis para retirada na sexta-feira (19/12) e no sábado (20/12).
Os atletas deverão levar, no ato de retirada do kit, uma lembrança natalina não perecível (ex.: lápis de cor, cadernos de desenho, bonecas, carrinhos de brinquedo, entre outras), que será doada a crianças de comunidades hipossuficientes.
Confira os percursos do Metrópoles Run:

3 imagens


Fechar modal.

![Metrópoles Run: confira os benefícios da corrida - imagem 1 Metrópoles Run: confira os benefícios da corrida - imagem 1]()
1 de 3 Arte/ Metrópoles
![Metrópoles Run: confira os benefícios da corrida - imagem 2 Metrópoles Run: confira os benefícios da corrida - imagem 2]()
2 de 3 Arte/ Metrópoles
![Metrópoles Run: confira os benefícios da corrida - imagem 3 Metrópoles Run: confira os benefícios da corrida - imagem 3]()
3 de 3 Arte/ Metrópoles
Saiba mais sobre os circuitos
5 km
Largada: Em frente ao IMP Concursos (altura da 102/103 Norte);
Volta 1: 2º poste de luz após o posto Jarjour (altura da 206 Norte);
Volta 2: Poste de energia em frente à Confederação Nacional do Comércio;
Chegada: Em frente ao IMP Concursos.
10 km
Largada: Em frente ao IMP Concursos;
Volta 1: Poste de luz antes da tesourinha dos blocos 213/214 e 113/114;
Volta 2: Poste de energia em frente à Confederação Nacional do Comércio;
Chegada: Em frente ao IMP Concursos.
15 km
Largada: Em frente ao IMP Concursos;
Volta 1: Poste de iluminação antes da saída para o Lago Norte;
Volta 2: Poste de energia em frente à Confederação Nacional do Comércio;
Chegada: Em frente ao IMP Concursos.
Leia também
Confira a programação do Metrópoles Run
Sexta-feira (19/12)
14h às 17h: entrega de kits e ativação do chip de cronometragem em local a ser divulgado. Durante a entrega de kits, estarão disponíveis foodtrucks e estandes de marcas.
Sábado (20/12)
10h às 17h: entrega de kits e ativação do chip de cronometragem em local a ser divulgado. Durante a entrega de kits, estarão disponíveis foodtrucks e estandes de marcas.
Domingo (21/12)
Das 6h às 6h30: concentração de atletas.
6h30: largada 15 km.
6h35: largada 10 km.
6h40: largada 5 km.
A partir das 8h15: premiações das categorias.
Das 7h às 11h: funcionamento dos espaços para os atletas.
Saiba tudo sobre as inscrições
As inscrições para o Metrópoles Run começaram nessa terça-feira (25/11) e se encerram no dia 15 de dezembro, às 13h, ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite de inscritos no evento.
A inscrição é pessoal e intransferível. A cessão do número de peito ou chip a outra pessoa é proibida e acarretará a desclassificação de ambos os envolvidos, que não poderão participar de futuras edições do evento.
Poderão participar atletas de ambos os sexos, desde que devidamente inscritos na distância escolhida. Após a efetivação da inscrição, não será permitida a alteração da distância selecionada.
Metrópoles Endurance
Esta é a quarta competição esportiva realizada pelo Metrópoles em 2025. A estreia aconteceu com o Endurance, em disputas de triatlo, aquathlon e natação em águas abertas; em seguida, o Cycling tomou conta das ruas do Eixo Monumental; e, por fim, em setembro, foi realizada a Meia Maratona Metrópoles, primeiro evento exclusivamente de corrida.