A Meta Platforms planeja implementar um sistema que permitirá às marcas criar e direcionar anúncios completamente por meio de suas ferramentas de inteligência artificial até o final de 2026.
A tecnologia possibilitará que anunciantes forneçam apenas imagens de produtos e orçamentos, enquanto a IA criará automaticamente o conteúdo publicitário e determinará a segmentação de usuários. A informação foi divulgada na 2ª feira (02.jun.2025) pelo WSJ (Wall Street Journal), que citou fontes familiarizadas com o assunto.
O novo sistema funcionará recebendo informações básicas dos anunciantes, como imagens de produtos e orçamentos. A partir desses dados, a inteligência artificial da empresa terá anúncios completos, incluindo imagens, vídeos e textos, além de determinar automaticamente a segmentação de usuários no Facebook e Instagram, oferecendo também sugestões de orçamento.
A iniciativa faz parte da estratégia da Meta para fortalecer sua posição no mercado publicitário digital, setor que representa a maior parte de sua receita. A implementação completa está prevista para ocorrer até o final do próximo ano.
A proprietária do Facebook e Instagram conta com 3,43 bilhões de usuários ativos únicos em seus aplicativos em todo o mundo. Após a divulgação da notícia, as ações da empresa subiram quase 1% nas negociações da manhã. Em contraste, empresas do setor publicitário registraram quedas: IPG (Interpublic Group) teve queda de 1,9%, Omnicom Group recuou 3,2%, Publicis Groupe caiu 3,8% e a WPP registrou baixa de 2,2%.
Ainda não há informações sobre como a Meta pretende lidar com questões de segurança da marca, controle criativo e qualidade dos anúncios gerados por IA, preocupações que têm limitado a adoção ampla de ferramentas semelhantes desenvolvidas por empresas como Google e OpenAI.
A empresa também planeja permitir que anunciantes personalizem anúncios usando IA para que usuários vejam diferentes versões do mesmo anúncio em tempo real, baseadas em fatores como geolocalização. Esta movimentação acontece enquanto empresas como Snap, Pinterest e Reddit também investem em ferramentas de IA para atrair anunciantes.
Quando contatada pela Reuters, a Meta referiu-se aos comentários públicos do CEO Mark Zuckerberg sobre anúncios baseados em IA. Na semana passada, Zuckerberg enfatizou que os anunciantes precisavam de produtos de IA que entregassem “resultados mensuráveis em escala” em um futuro próximo. O executivo acrescentou que a empresa pretende construir um ponto único de IA onde empresas possam definir metas, alocar orçamentos e deixar a plataforma cuidar da logística.