• Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Maioria dos adolescentes não encontra dificuldade para comprar álcool

Pesquisa realizada pela Unifesp revela que os bares são o principal meio de acesso dos adolescentes para o consumo de bebidas alcoólicas

Um levantamento abrangente mostrou que 74,7% dos adolescentes brasileiros não enfrentam qualquer dificuldade na hora de comprar . A venda para eles, no entanto, é crime no Brasil, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com pena de dois a quatro anos de detenção e multa. Mas no dia a dia, a realidade é bem diferente. Os dados inéditos são da terceira edição do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD III), realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e financiado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Leia também A pesquisa é considerada o principal inquérito sobre álcool e drogas do Brasil. Ao todo, foram entrevistados mais de 16 mil brasileiros com 14 anos ou mais por todo o país. As informações foram colhidas em 2023. De acordo com o levantamento, os bares são o principal meio de acesso para consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, . Em seguida, são mencionadas a intermediação de adultos (44,9%) e compras com vendedores ambulantes (34,4%) ou aplicativos de entrega (16,4%). Os dados também revelam que 30,9% dos adolescentes afirmam frequentar festas “open bar” – eventos com bebida alcoólica liberada e proibida para menores de 18 anos. Esses locais estão frequentemente ligados ao consumo excessivo de álcool, intoxicação e violência. Aproximadamente um quarto deles (23,5%) também relatou ter adquirido bebidas por preços muito abaixo dos praticados no mercado, elevando o risco de consumir produtos contrabandeados ou adulterados. Entre as bebidas mais consumidas pelos jovens estão a cerveja (40,5%); “ice” (31,9%) – bebida alcoólica gaseificada feita com destilados e aromatizante de frutas; vinho (14,4%); coquetéis (7,3%); cachaça (2,9%) e “corote” (1,5%). Segundo a coordenadora do Lenad, Clarice Madruga, a falta de regulação das bebidas alcoólicas no país sempre foi um dos maiores desafios para a saúde pública. “Nossos resultados mostram que a disponibilidade irrestrita, a desarticulação de estratégias de fiscalização mais efetivas e o baixo preço das bebidas formam o ambiente perfeito para o abuso. Políticas regulatórias fortes são fundamentais para proteger a saúde pública e reduzir desigualdades”, ressalta a professora da Unifesp, em comunicado. Os pesquisadores recomendam a adoção de cinco eixos estratégicos para cada vez mais alarmante entre os jovens brasileiros: Eixo 1: redução da disponibilidade e controle do acesso por menores; Eixo 2: controle de qualidade e autenticidade das bebidas; Eixo 3: regulação da publicidade e comunicação responsável; Eixo 4: intervenção precoce e tratamento; Eixo 5: integridade científica, transparência e produção de evidências. Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles

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