Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), presidente da Venezuela, reforçou em evento com ministros na 2ª feira (8.dez.2025) o papel da força nacional na “garantia da paz” e na “promoção do bem-estar no país”, enquanto os Estados Unidos aumentam a presença militar na região. As informações são da agência de notícias chinesa Xinhua.
O governante venezuelano disse que o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), está tentando derrubá-lo e que tanto os cidadãos quanto os militares venezuelanos resistirão a essas tentativas.
“E há as FANB (Forças Armadas Nacionais Bolivarianas), que consolidam o sistema de defesa da nação de forma profissional e científica, com elevado moral de combate e serenidade imperturbável, exercendo a soberania nacional e garantindo a segurança de toda a pátria”, afirmou Maduro durante seu discurso.
Os EUA têm aumentado as ações contra o governo venezuelano desde agosto. Trump estabeleceu uma recompensa de US$ 50 milhões (R$ 271 milhões) pela captura de Maduro, realizou o maior deslocamento naval no Caribe desde a crise dos mísseis cubanos em 1962 e executou ataques aéreos contra supostas embarcações de drogas, resultando em mais de 80 mortes.
“Quanto mais poder a nação tiver, mais seguro será o caminho para a paz, para construirmos nosso próprio modelo baseado na máxima felicidade social, que é o que nos inspira, segundo o libertador Simón Bolívar”, afirmou o presidente venezuelano.





