O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 6ª feira (29.ago.2025) que espera que o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) defina até setembro se será candidato ao governo de Minas Gerais em 2026. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Itatiaia, durante visita a Belo Horizonte.
Segundo Lula, a demora na decisão pode beneficiar outros nomes que já se movimentam para a disputa. “Quanto mais tempo demorar para tomar a decisão, mais os outros vão ganhando espaço”, disse. O presidente afirmou que Pacheco tem “condições plenas” de vencer e que é “a figura política mais importante de Minas hoje”.
Lula deu entrevista ao lado da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo; do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O presidente voltou a elogiar o senador pela atuação no comando do Congresso, citando sua defesa da democracia e a negociação da dívida de R$ 191 bilhões do Estado com a União, que destinou cerca de R$ 4 bilhões para investimentos em educação.
O petista declarou ainda que não tem “plano B” para a sucessão mineira, mas manifestou preferência pessoal pela candidatura de Pacheco com apoio do PT. “Se ele topar, será governador de Minas Gerais. Não tenho dúvida de que os adversários irão se desmanchar em pó até a eleição”, afirmou.