• Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Lula inicia giro de Carnaval sob cautela do Planalto

Presidente ficará em camarotes oficiais, e ala “Amigos do Lula” na Sapucaí é só para aliados sem mandato ou cargo público. Leia mais no Poder360.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa nesta 6ª feira (13.fev.2026) um giro pelos principais polos do Carnaval brasileiro. O roteiro inclui Recife, Salvador e Rio de Janeiro antes da viagem oficial à Índia e à Coreia do Sul, marcada para 3ª feira (17.fev).

O périplo carnavalesco despertou preocupação no Palácio do Planalto, depois de tentativas da oposição de barrar o desfile em homenagem a Lula. A agenda agora é acompanhada por cautela interna. O Planalto decidiu concentrar autoridades em camarotes e evitar exposição excessiva em desfiles, em ano eleitoral.

O tour de Lula, que combina eventos partidários, blocos de rua e desfiles, também é uma estratégia eleitoral. O presidente quer mostrar vitalidade aos 80 anos e reforçar a costura de seus palanques.

Lula desembarca em Recife nesta 6ª feira (13.fev) para uma visita às novas instalações expandidas da fábrica de medicamentos da Aché. No sábado (14.fev), às 10h, acompanha o Galo da Madrugada do camarote oficial, ao lado do prefeito João Campos (PSB).

Mesmo diante das conversas de Lula sobre dar a vice-presidência ao MDB, aliados avaliam que a ida do presidente ao Galo da Madrugada fortalece o PSB. O partido deve liderar o palanque de Lula no Estado, em oposição ao grupo da governadora Raquel Lyra (PSDB) –com quem Lula também mantém boa relação. 

À tarde, segue para Salvador, onde ficará no camarote do governo baiano no circuito Campo Grande. Acompanham os caciques do Estado, o senador Jaques Wagner (PT) e o ministro Rui Costa (Casa Civil). Deve assistir ao trio da ministra da Cultura, de Margareth Menezes. O presidente esteve na capital baiana na semana anterior para o aniversário de 46 anos do PT.

Na Bahia, o palanque de Lula será liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues. O Estado seguirá como um dos principais redutos eleitorais do presidente em 2026. A oposição ao lulismo será liderada novamente por ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador que tem liderado as pesquisas. Na capital, a prefeitura é comandada por Bruno Reis (União Brasil), aliado de Neto.

No domingo (15.fev), o presidente visita um hospital em Jacarepaguá à tarde. À noite, acompanha o desfile da Acadêmicos de Niterói. Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação abrirá os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.

Lula não desfila e vai ver tudo camarote do prefeito Eduardo Paes (PSD). A primeira-dama, Janja Lula da Silva, será destaque na Acadêmicos de Niterói.

O camarote ficou a cargo da Presidência após o prefeito entregar a organização ao governo federal. O cerimonial do Planalto coordena o espaço e o gabinete de Janja organizou os convites.

A participação de ministros, deputados e senadores está restrita aos camarotes. O Palácio do Planalto determinou que a ala “Amigos do Lula” na Acadêmicos de Niterói seja exclusiva para aliados sem mandato ou cargo público. A medida visa a reduzir riscos jurídicos e eleitorais da homenagem ao presidente, mesmo após o TSE rejeitar pedidos para suspender o desfile.

Segundo apurou o Poder360, a avaliação é de que não haveria problema jurídico, mas o governo decidiu adotar a medida como cautela, para evitar atritos e proteger a escola estreante no Grupo Especial.

Entre os nomes confirmados nos camarotes oficiais estão Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Lindbergh Farias (deputado federal) e Marcelo Freixo (presidente da Embratur).

O retorno a Brasília está programado para 2ª feira (16.fev). No dia seguinte, Lula embarca para compromissos na Ásia.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: