• Terça-feira, 21 de outubro de 2025

Lula faz 6ª viagem à Ásia com visita à Indonésia e Malásia

Presidente embarca para o continente nesta 3ª feira (21.out.2025); já passou por China, Japão, Índia e Vietnã.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta 3ª feira (21.out.2025) em viagem à Indonésia, de onde seguirá para a Malásia. Esta será a sua 6ª ida à Ásia no atual mandato.

A 1ª viagem de Lula à Ásia neste mandato foi em abril de 2023. Ele ficou 2 dias na China, onde participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no Banco dos Brics, em Xangai, e teve reunião com o presidente chinês, Xi Jinping (PCCH). Foi a 4ª vez que Lula esteve no país, considerando os seus 2 primeiros mandatos.

No mês seguinte, Lula viajou a Hiroshima, no Japão, para participar da cúpula do G7. O presidente teve reuniões bilaterais com líderes de países como Canadá, Alemanha, França, Vietnã e Índia.

Ainda em 2023, Lula esteve em Nova Délhi, na Índia, para a 18ª Cúpula de Chefes de Estado do G20. Na ocasião, recebeu das mãos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a presidência rotativa do bloco.

Em 2024, Lula não foi à Ásia. Retornou ao continente em março de 2025 para visitar 2 países.

No Japão, encontrou-se com a família imperial, o 1º-ministro Shigeru Ishiba e empresários. Poucos dias depois desembarcou no Vietnã, em visita voltada a aproximar o Brasil dos países da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), que também reúne Malásia e Indonésia –próximos destinos do presidente. Em Hanói, reuniu-se com o primeiro-ministro Pham Minh Chinh.

Em maio, Lula voltou à China, teve novo encontro com Xi Jinping e encerrou a viagem com a assinatura de 36 acordos bilaterais.

Lula viaja nesta 3ª feira (21.out) para a Indonésia, onde fará uma visita oficial de Estado. Será recebido na 5ª feira (23.out) pelo presidente Prabowo Subianto e participará de eventos com empresários brasileiros e indonésios.

No dia seguinte, 6ª feira (24.out), Lula viaja para a Malásia. Será recebido no sábado (25.out) também para uma visita oficial de Estado. No domingo (26.out), o presidente participa da 47ª Cúpula de chefes de Estado da Asean. É a 1ª vez que um presidente brasileiro participa do evento. 

Lula deixou a tarde de domingo (26.out) livre para reuniões bilaterais. Apenas uma está confirmada: com o presidente da Índia, Narendra Modi. O petista retorna ao Brasil em 28 de outubro. A expectativa é de que o petista se encontre com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Ainda não há, porém, confirmação da reunião.

Esta é a 2ª semana consecutiva em que Lula viaja ao exterior. Na anterior, esteve em Roma. Ao retornar, em 29.out, terá passado 42 dias fora do Brasil neste ano e 130 dias desde o início do 3º mandato.

Lula esteve entre novembro e dezembro de 2023 na Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos. Os 3 países, geograficamente, ficam na Ásia, mas o governo classifica as viagens como idas ao Oriente Médio.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: