• Quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Lula diz que terá responsabilidade fiscal em reação ao tarifaço

Presidente disse acreditar em acordo com os Estados Unidos de Trump e que terá paciência para "sobreviver" a esse momento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (6.ago.2025) que fará o que for possível para ajudar as empresas afetadas pelo tarifaço de Donald Trump (Partido Republicano), mas que terá responsabilidade fiscal. O petista disse acreditar ser possível fazer um acordo com os Estados Unidos.

“Nós vamos fazer aquilo que estiver no alcance da economia brasileira, mantendo a responsabilidade fiscal que nós estamos mantendo no governo. Nós vamos fazer o que for necessário, a única certeza que eu tenho é que eu acredito que a gente vai encontrar uma solução”, declarou em entrevista à Reuters.

Lula fez uma analogia da situação do Brasil com uma pessoa que cai em uma piscina e precisa não se desesperar para evitar o afogamento. Segundo ele, o Brasil terá paciência “chinesa” para saber lidar com as tarifas dos Estados Unidos e “sobreviver” a esse momento.

“Vamos agir como se a gente tivesse caído numa piscina e nada de dar braçada, vamos aprender a boiar para a gente sobreviver e, quem sabe, sair vivo dessa piscina”, respondeu ao ser perguntado sobre quando seriam anunciadas as medidas de ajuda para os empresários.

As tarifas impostas pelos Estados Unidos de Trump contra o Brasil entraram em vigor. A medida começou a partir de 1h01 (horário de Brasília) desta 4ª feira (6.ago).

O presidente norte-americano determinou uma alíquota de 50% sobre as importações brasileiras. É uma taxa de 10% geral mais uma cobrança adicional de 40%.

Na prática, a medida deixará as exportações do Brasil aos Estados Unidos mais caras.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: